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dc.creatorPaula, Gisângela Faria de-
dc.date.accessioned2020-10-20T23:04:10Z-
dc.date.available2020-10-20T23:04:10Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPAULA, Gisângela Faria de. A indisciplina e suas representações no cotidiano escolar. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.62pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30150-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate, to apprehend and to analyze which the representations of second grade basic education teachers concerning school indiscipline and its implications in school pedagogical practice, and in special, in classroom practice. It also aims to identify the types of intervention adopted by collaborating teachers, as well as by the school, in regard to students’ indiscipline actions. The theoretical base is Social Representations Theory of Moscovici. Through Uberlândia public school second grade groups direct observation, carried through in the fírst semester of 2004, document analysis with registers of school indiscipline occurrences, in the 2003 and 2004, and interviews carried through with the female teachers, the supervisor, the vice-director and director, we verify different forms of indiscipline representation at school environment. The indiscipline, in the context of the investigated school, is represented, mainly, as something tied up with the figure of the student and its familiar education. Others forms of indiscipline representation had been observed: teacher methodological position, lack of school pedagogical support, lack of government support and the presence of a social context that influences child’s behaviors. We observe that the types of intervention adopted by the teachers concerning school context follow two types of action. First, we fmd threats and attitudes such as: verbal rebuke; to leave the student without recreation or sent out of the room, sent to the supervisor. On the other hand, the school adopts an intervention with the helps of the student family. Facing this picture of representations, the search for a formative space that promotes reflexive criticism in the school environment becomes necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleA indisciplina e suas representações no cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline and its representations in school daily lifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108314457214367pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Áurea Maria-
dc.contributor.referee2Cunha, Myrtes Dias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5468503890220251pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar, apreender e analisar quais as representações das professoras de 2a série do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e suas implicações na prática pedagógica da escola, e, em especial, para as práticas da sala de aula. Busca também identificar os tipos de intervenção adotados pelas professoras colaboradoras, bem como pela escola, frente às ações indisciplinadas dos alunos. Utilizamos como embasamento teórico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Por meio da observação direta de turmas de 2a série de uma escola pública de Uberlândia, realizada no primeiro semestre de 2004, da análise de um documento no qual constavam os registros das ocorrências disciplinares da escola, no período de 2003 e 2004, e das entrevistas realizadas com as professoras, a supervisora, a vice-diretora e diretora, verificamos diferentes formas de representação sobre a indisciplina presentes no ambiente escolar. A indisciplina, no contexto da escola investigada, é representada, principalmente, como algo vinculado à figura do aluno e a sua educação familiar. Outras formas de representação de indisciplina foram observadas: vinculadas à postura metodológica do professor, à falta de apoio pedagógico da própria instituição escolar, à falta de apoio do governo e da presença de um contexto social que influencia os comportamentos infantis. Constatamos que os tipos de intervenção adotados pelas professoras, neste contexto escolar, compreendem dois tipos de ação. Por um lado, encontramos ameaças e atitudes como: repreensão oral; deixar o aluno sem recreio ou colocá-lo para fora da sala, encaminhamento do discente para a supervisora. Por outro lado, a escola adota uma intervenção buscando uma parceria com a família do aluno. Diante deste quadro de representações, faz-se necessária a busca por um espaço formativo que promova a criticidade reflexiva no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.62pt_BR
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoDisciplina escolarpt_BR
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