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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva Junior, Dimas Silvério da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T20:05:01Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T20:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Dimas Silvério da. Efeitos não lineares em uma asa super flexível. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30061 | - |
dc.description.abstract | This work studies the effects of nonlinearities in the dynamical formulation of highly flexible structures. A summary of the mathematical formulation is presented for context and a better understanding of the computational tool used. The work is done by simplifying the aircraft into a semi-fixed wing and defined as a beam. Two models are considered for both structure and associated aerodynamic. One of the models is linear and presents the DLM aerodynamic model, the other has a nonlinear structure and an aerodynamic model based on Peters theory. To better understand the effects of large displacements, the aeroelastic model was made with large aspect ratio and analyzed on its natural frequencies, vibration modes, and deformations. Also, to complement the study, a control reversal analysis was performed to visualize how this phenomenon occurs with the considerations of the nonlinear model. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Aeroelasticidade não linear | pt_BR |
dc.subject | Nonlinear aeroelasticity | pt_BR |
dc.subject | Highly flexible wing | pt_BR |
dc.subject | Asa super flexível | pt_BR |
dc.title | Efeitos não lineares em uma asa super flexível | pt_BR |
dc.title.alternative | Nonlinear effects on a highly flexible wing | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Tobias Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1662045974941011 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Felipe Machini M. | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1185640820902572 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Thiago Augusto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0859338195145281 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7224712379162391 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho estuda os efeitos não lineares na formulação de dinâmica de estruturas super flexíveis. Um resumo da formulação matemática é apresentada para contextualização do leitor e para maior entendimento da ferramenta computacional utilizada. O trabalho é feito a partir da simplificação da aeronave em uma asa semi-engastada e definida como uma viga. Dois modelos são considerados tanto para a estrutura quanto para a aerodinâmica associada. Um dos modelos é linear e apresenta o modelo aerodinâmico DLM, o outro apresenta estrutura não linear e modelo aerodinâmico baseado na teoria de Peters. Para entender melhor os efeitos dos grandes deslocamentos o modelo aeroelástico foi feito para um modelo de alto alongamento e anáisado em relação a suas frequências naturais, modos de vibrar e deformações. Além disso, para complementar o estudo também foi realizada uma análise de reversão de comando afim de visualizar como esse fênomeno ocorre com as considerações feitas para o modelo não linear. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81960272 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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