Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30037
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6349-4795
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Plataforma virtual didática para ensino de conceitos físicos de imagem por ressonância magnética
Autor(es): Souza, Gabriel Bisson de
Primeiro orientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primeiro membro da banca: Patrocínio, Ana Cláudia
Segundo membro da banca: Andrade, Adriano de Oliveira
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um ambiente tridimensional, contendo animações interativas, que simulam fenômenos físicos relacionados à aquisição de imagens em sistemas de ressonância magnética. O objetivo é providenciar, por meio deste ambiente, uma plataforma de ensino e aprendizagem sobre o tema. A plataforma apresenta simulações de fenômenos magnéticos básicos, em um ambiente virtual tridimensional, desenvolvidos em Unity3D. Diferentemente das abordagens clássicas de ensino e aprendizagem desses conceitos, que se limitam a figuras, animações bidimensionais e gesticulações para representar fenômenos dinâmicos e abstratos, o ambiente criado neste trabalho, por sua vez, oferece uma visualização tridimensional com pontos de vista no interior de um modelo de um sistema de ressonância magnética e opções de interatividade com os fenômenos. No ambiente proposto, é possível que o usuário promova a variação de parâmetros e pontos de vista das animações, objetivando facilitar a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes, e também servir como ferramenta didática para professores da área.
Abstract: This work consists in developing a three-dimensional virtual platform, containing interactive animations, which simulates physical phenomena in a didactical way, that occurs during an image acquisition in Magnetic Resonance equipment. The platform presents simulations of basic magnetic phenomena, in a three-dimensional virtual environment, developed in Unity3D. Unlike the classic approaches to teaching and learning these concepts, which are limited to figures, two-dimensional animations and gestures, to represent dynamic and abstract phenomena, the environment created in this work, offers a three-dimensional visualization with points of view inside a model of a magnetic resonance system and options of interactivity with the phenomena. In the proposed environment it is possible that the user promotes the variation of parameters and points of view of the animations, aiming to facilitate the understanding of the concepts by the students, and also to serve as a didactic tool for teachers of the area.
Palavras-chave: Física de ressonância magnética
Magnetic resonance physics
Fenômenos magnéticos
Magnetic phenomena
Interfaces tridimensionais
Three-dimensional interface
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA ATOMICA E MOLECULAR
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Gabriel Bisson de. Plataforma virtual didática para ensino de conceitos físicos de imagem por ressonância magnética. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30037
Data de defesa: 2-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlataformaVirtualPara.pdfTCC819.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons