Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30023
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6442-7332
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de um sistema em nuvem com recursos multimídia para apoio à Aprendizagem Instrumental de Línguas
Título(s) alternativo(s): Proposal for a Cloud System with multimedia resources to support Instrumental Language Learning
Autor(es): Silva, Mirian Camila da
Primeiro orientador: Lima, Luciano Vieira
Primeiro membro da banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo membro da banca: Rezende, Leiliane Pereira de
Resumo: Este estudo apresenta a proposta de uma aplicação em nuvem com recursos multimídia para apoio à aprendizagem instrumental de línguas utilizando o Método de Memorização Exponencial Efetivo na Base Binária - MMEEBB. As tecnologias digitais levam a um resultado revolucionário na própria cultura da sociedade e das convivências sociais, transformando consideravelmente o meio como os indivíduos se comunicam. Diversos discentes que estão ingressando na graduação se deparam com um problema bastante comum, que é ler um artigo que está em outro idioma. Grande parte dos artigos científicos de uma determinada área estão disponíveis apenas em outro idioma, principalmente no idioma inglês. Isso gera grande frustração nos estudantes por não conseguirem analisar um trabalho que está em outra língua. O que acontece em grande parte é que os estudantes utilizam aplicações de tradução para traduzir os artigos, porém, o aluno não consegue aprender o inglês. Dessa forma, a aplicação proposta visa auxiliar tanto o aluno para o entendimento de uma palavra em outro idioma, quanto o professor para ter disponível uma ferramenta de auxílio da fixação dos conteúdos por ele ministrados. Assim sendo, os objetivos específicos foram: verificar se existem softwares similares ao proposto; identificar quais funcionalidades o software irá possuir; analisar quais recursos tecnológicos serão empregados no sistema; e verificar como o sistema auxiliará na aprendizagem de um idioma estrangeiro. A metodologia adotada no trabalho teve a intenção e abordagem bibliográfica, sendo de natureza descritiva exploratória, com o propósito de pesquisar, identificar e apresentar as proporções de uma ferramenta de investigação. O processo utilizado para a elaboração do utilitário foi o iterativo e incremental, pois ele certifica a excelência da aplicação. A aplicabilidade do software desenvolvido para o gerenciamento da aprendizagem de outro idioma com o emprego do MMEEBB pode ser uma ferramenta de apoio aos alunos de graduação e também aos indivíduos que desejam conhecer outra língua estrangeira, pois juntamente com o emprego do MMEEBB ele fornece aos usuários uma aplicação com funcionalidades essenciais para a aprendizagem.
Abstract: This study presents the proposal of a cloud application with multimedia resources to support instrumental language learning using the Effective Exponential Memorization Method in Binary Base - MMEEBB. Digital technologies lead to a revolutionary result in the culture of society and social life, considerably transforming the way individuals communicate. Several students who are entering the undergraduate program studies face a very common problem, which is reading an article that is in another language. Most scientific articles in a certain area are in another language, mainly in English. This creates great frustration in students for not being able to analyze a paper that is in another language. What happens in large part is that students use translation applications to translate the articles, but the student cannot learn English. Thus, the proposed application aims to help both the student to understand a word in another language, and for the teacher as a tool to help fix the content given by him. Therefore, the specific objectives were: check if there are software similar to the one proposed; identify what features the software will have; analyze which technological resources will be used in the system; and check how the system will assist in learning a foreign language. The methodology adopted in the work had the intention and bibliographic approach, being of an exploratory descriptive nature, with the purpose of researching, identifying and presenting the proportions of an investigation tool. The process used to develop the utility was interactive and incremental, as it certifies the excellence of the application. The applicability of the software developed to manage the learning of another language with the use of MMEEBB, can be a support tool for undergraduate students and also to individuals who wish to know another foreign language, because together with the use of MMEEBB it provides users with an application with essential features for learning.
Palavras-chave: Aprendizagem Instrumental de Línguas
Método de Memorização Exponencial Efetiva na Base Binária
Aplicação em nuvem
Aprendizagem de idiomas
Tecnologia
Web
Instrumental Language Learning
Effective Exponential Memorization Method in Binary Base
Cloud application
Language learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Assunto: Sistemas multimídia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Computação em nuvem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: SILVA, Mirian Camila da. Proposta de um sistema em nuvem com recursos multimídia para apoio à aprendizagem instrumental de línguas. 2020. 57 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3033.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3033
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30023
Data de defesa: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaSistemaNuvem.pdfDissertação1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons