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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0095-6921
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-09-02
Título: Letramento funcional em saúde bucal e qualidade de vida em gestantes: um estudo transversal
Título(s) alternativo(s): Oral health literacy and quality of life in pregnant women: a cross section study
Autor(es): Oliveira, Gabriella Mendes de
Primeiro orientador: Silva, Helena Martins da
Segundo membro da banca: Faquim, Juliana Pereira da Silva
Terceiro membro da banca: Silva, Renata Afonso da
Resumo: INTRODUÇÃO: O Letramento funcional em saúde é a capacidade de um indivíduo obter acesso e entender e usar informações de maneira a promover e manter uma boa saúde e parece ser fundamental para melhoria da percepção de qualidade de vida. OBJETIVO: Identificar o nível de letramento funcional em saúde de gestantes atendidas em um hospital universitário público e sua comparação com a qualidade de vida dessas mulheres. METODOLOGIA: Estudo transversal com 326 gestantes que responderam ao Breald-30 e ao WHOQOL (bref). RESULTADOS: A maioria das gestantes (80%) apresentou alto grau de letramento funcional, que esteve associado à escolaridade (r=0.3; p< 0,001), à renda (r=0,4; p< 0,001) e ao domínio ambiente do WHOQOL-BREF (r=0,3; p<0,001). As gestantes com baixo letramento apresentaram pior qualidade de vida no domínio ambiente comparado a gestantes com alto grau letramento (p=0,001; delta de Cliff=0,335). CONCLUSÃO: Gestantes com pior grau de letramento funcional apresentam pior percepção de qualidade de vida no domínio ambiente. O letramento em saúde bucal deve ser considerado nas práticas em saúde, pois pode facilitar o acesso aos serviços de saúde, a adesão às recomendações de saúde entre as gestantes e consequentemente, em melhorias na percepção de qualidade de vida.
Abstract: INTRODUCTION: Functional health literacy is the ability of an individual to gain accessto and understand and use information in a way that promotes and maintains good health and seems to be fundamental for improving the perception of quality of life. OBJECTIVE: To identify the level of functional health literacy of pregnant women attended at a public university hospital and its comparison with the quality of life of these women. METHODOLOGY: Cross-sectional study with 326 pregnant women who responded to Breald-30 and WHOQOL (bref). RESULTS: Most pregnant women (80%) had a high degree of functional literacy, which was associated with education (r = 0.3; p <0.001), income (r = 0.4; p <0.001) and the WHOQOL- BREF (r = 0.3; p <0.001). Low literacy pregnant women had a worse quality of life in the environmental domain compared to high literacy pregnant women (p = 0.001; Cliff delta = 0.335). CONCLUSION: Pregnant women with a worse degree of functional literacy have a worse perception of quality of life in the environmental domain. Oral health literacy must be considered in health practices, as it can facilitate access to health services, adherence to health recommendations among pregnant women and, consequently, in improvements in the perception of quality of life.
Palavras-chave: gestantes
pregnant women
qualidade de vida
quality of life
letramento em saúde
health literacy
oral health
saúde bucal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Assunto: Ciências médicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Referência: OLIVEIRA, Gabriella Mendes. Letramento funcional em saúde bucal e qualidade de vida em gestantes: um estudo transversal. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.628.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.628
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29980
Data de defesa: 24-Ago-2020
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