Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-24T17:45:02Z-
dc.date.available2020-09-24T17:45:02Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationGOMES, Aguinaldo Rodrigues. História, memória e educação: uma análise das contribuições do curso de História da UFU para a formação do professor/ pesquisador. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.48pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29949-
dc.description.abstractIn this work, we seek to analyze the curricular proposals of the History Course, with the objective of reflecting on its proposal for the formation of History teachers, especially with regard to the relationship between Bachelor / Degree and Teaching / Research. Initially, we discussed the methodological assumptions of the work, showing the possibilities of using Oral History and trying to highlight the potential and contributions that the oral source can bring to educational research. We made a history of the process of formation and consolidation of the Federal University of Uberlândia, showing how this institution fits into a broader political context, which is that of the formation of the city itself, and also its troubled structure, which greatly influenced its academic and political organization. We present a historiographic balance about the works that debate the process of curricular restructuring that took place in the 1980s in São Paulo and Minas Gerais. We analyzed the speeches of the interviewees (Coordinators, professors licensed by the UFU history course), to see if they consider that the objectives of training the teacher / researcher, which are present in the curriculum proposal of the History Course, were achieved or not. We also seek to show how the changes made in the UFU history course in 1987 were clearly related to the curricular reform that took place in Brazil in the 1980s.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCurso de Históriapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Históriapt_BR
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleHistória, memória e educação: uma análise das contribuições do curso de História da UFU para a formação do professor/ pesquisadorpt_BR
dc.title.alternativeHistory, memory and education: an analysis of the contributions of the UFU History course to the formation of the teacher / researcherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5354758011229936pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee2Soler, Maria Angelica Victoria Miguela Careaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoProcuramos, neste trabalho, analisar as propostas curriculares do Curso de História, com o objetivo de refletir sobre sua proposta de formação de professores de História, sobretudo no que se refere à relação Bacharelado/Licenciatura e Ensino/Pesquisa. Inicialmente, discutimos os pressupostos metodológicos do trabalho, mostrando as possibilidades de utilização da História Oral e procurando evidenciar as potencialidades e contribuições que a fonte oral pode trazer para as pesquisas educacionais. Fizemos um histórico do processo de formação e consolidação da Universidade Federal de Uberlândia, mostrando como esta instituição se insere em um contexto político mais amplo, qual seja o da própria formação da cidade e, ainda, a sua conturbada estruturação, que influenciou sobremaneira sua organização acadêmica e política. Apresentamos um balanço historiográfico a respeito dos trabalhos que debatem o processo de reestruturação curricular ocorrido na década de 80 em São Paulo e Minas Gerais. Analisamos as falas dos entrevistados (Coordenadores, professores licenciados pelo curso de história da UFU), para perceber se os mesmos consideram que os objetivos de formar o professor/pesquisador, que estão presentes na proposta curricular do Curso de História, foram alcançados ou não. Buscamos mostrar, ainda, como as modificações efetivadas no curso de história UFU, em 1987, estiveram claramente relacionadas à reformulação curricular ocorrida no Brasil nos anos 80.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.48pt_BR
dc.orcid.putcode81753356-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaMemoriaEducacao.pdf3.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons