Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimões, Ricardo Correa-
dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:37Z-
dc.date.available2020-09-24T17:29:37Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSIMÕES, Ricardo Corrêa. Identificação de falhas em eixos de rotores flexíveis utilizando técnicas de otimização. 2002. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.63pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29947-
dc.description.abstractThis thesis presents a study about the problem of fault identification in rotating machinery, by using optimization techniques. The basics of this work is to consider that the rotor faults entails strain energy change and, consequently, the vibratory behaviour of the system is also changed. The fault identification strategy used in this contribution is based on the minimization of a functional formed by the difference between the dynamic characteristics of the real system and those obtained from the rotor model, the both entail the cracks. The variables to be optimized are the faults parameters (severity , position and fault length). The dynamic characteristics were calculated through the finite element method. A simple model was used to represent the fault in such a way that it's non-linear behaviour was not taken into account. Pseudo-random optimizatiom methods were chosen in this work, due to their robustness in solving complex inverse problems. Genetics Algorithms were the most important optimization strategy used in this thesis. However, simulated annealing was also successfully used. Simulation results demonstrate that the methodology developed is very effective in identifying parameters of flexible rotors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRotores flexíveispt_BR
dc.subjectIdentificação de falhaspt_BR
dc.subjectTécnicas de otimizaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectFlexible rotorspt_BR
dc.subjectFault identificationpt_BR
dc.subjectOptimization techniquespt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.titleIdentificação de falhas em eixos de rotores flexíveis utilizando técnicas de otimizaçãopt_BR
dc.title.alternativeFault identification on flexible rotor shafts using optimization techniquespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Steffen Júnior, Valder-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838375689601075pt_BR
dc.contributor.referee1Lépore Neto, Francisco Paulo-
dc.contributor.referee2Assis, Elaine Gomes-
dc.contributor.referee3Dias Junior, Milton-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2410757310547394pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre o problema da identificação de falhas em eixos de máquinas rotativas utilizando técnicas de otimização. O princípio básico adotado neste trabalho foi o de que a presença da falha no eixo da máquina altera sua energia de deformação e, consequentemente, também altera seu comportamento vibratório. Formulou-se então uma estratégia de identificação de falhas baseada na minimização de um funcional formado pela diferença das características dinâmicas do sistema real e do modelo do rotor, ambos com falhas. As variáveis a serem otimizadas são os parâmetros que representam a falha (severidade, posição e comprimento). As características dinâmicas do rotor foram calculadas através do método dos elementos finitos. Utilizou-se um modelo simples para representar a falha, onde fenômenos não lineares foram desprezados. Métodos de otimização pseudo-aleatórios foram escolhidos para a tarefa de otimização devido à robustez apresentada por estes métodos na resolução de problemas inversos complexos, tal como o que é aqui estudado. O método dos algoritmos genéticos foi a principal técnica de otimização empregada nesta dissertação. Entretanto, o método do recozimento simulado também foi utilizado com sucesso. Simulações computacionais foram realizadas e os resultados apresentaram boa aproximação entre os parâmetros da falha identificados pela metodologia desenvolvida e os parâmetros previamente estabelecidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.63pt_BR
dc.orcid.putcode81755978-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
dc.subject.autorizadoRotorespt_BR
dc.subject.autorizadoOtimização estruturalpt_BR
dc.subject.autorizadoLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentificacaoFalhasEixos.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons