Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29891
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Allan Jovelino de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-11T17:55:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-11T17:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-16 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Allan Jovelino de Almeida. Orientação profissional na adolescência: relato de experiência de um serviço de promoção de saúde mental. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29891 | - |
dc.description.abstract | Professional Guidance, in the area of Psychology, is considered the help given to people with difficulties in choosing their profession, which tools are provided so that the person can make their own choices, according to their characteristics and possibilities. This work constitutes an experience report of a professional internship in Professional Guidance, developed at the Federal University of Uberlândia, in 2017, with a group of 9 students aged between 15 and 19 years, using various techniques based on the Theory Socio Historical. The proposal was, based on the report, to promote reflections about the benefits that Professional Guidance can bring to the mental health of adolescents. For that, it was shown its history since its beginning in Boston, in the first decade of the 20th century, passing through its arrival to Brazil in 1924, until the present days. In this process, its existing approaches were presented, focusing on the SocioHistorical Theory. Within this perspective, the new meanings of adolescence were discussed and how Professional Guidance can reduce the anxieties and agony usually experienced in this phase of life, contributing to the experience of a healthier adolescence. The internship experience allowed to verify the benefits of Vocational Guidance for the mental health of adolescents, because in addition to reducing afflictions at a time that can happen many conflicts, it gives resources preparing clients to deal with and to behave in various areas of their lives, being able to make their choices with less suffering and anguish. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientação profissional | pt_BR |
dc.subject | Professional guidance | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Mental health | pt_BR |
dc.subject | Sócio-histórica | pt_BR |
dc.subject | Socio-historical | pt_BR |
dc.title | Orientação profissional na adolescência: relato de experiência de um serviço de promoção de saúde mental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cirlei Evangelista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3098309923269263 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Carmen Lúcia | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rosiane Maria da | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Orientação Profissional, na área da Psicologia, é considerada o auxílio dado às pessoas com dificuldades na escolha da profissão. Nesta são fornecidas ferramentas para que o sujeito possa fazer sua própria escolha profissional de acordo com suas características e possibilidades. Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de um estágio profissionalizante em Orientação Profissional, desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia, em 2017, com um grupo de 9 estudantes com idades entre 15 e 19 anos, utilizando-se de várias técnicas embasadas na Teoria Sócio Histórica. O objetivo da proposta foi, a partir do relato, promover reflexões acerca dos benefícios que a Orientação Profissional pode trazer para a saúde mental de adolescentes. Para tal, buscou-se retratar sua história desde o seu surgimento em Boston, na primeira década do século XX, passando por sua chegada ao Brasil em 1924, até os dias atuais. Neste processo foram apresentadas as abordagens existentes da mesma, enfocando-se a Abordagem Sócio-Histórica. Dentro desta perspectiva, foram discutidos os novos significados de adolescência e como a Orientação Profissional pode reduzir as angústias e ansiedades geralmente vividas nesta fase da vida, contribuindo, assim, para a vivência de uma adolescência mais saudável. A experiência do estágio permitiu verificar os benefícios da Orientação Profissional para a saúde mental dos adolescentes, pois além de reduzir aflições numa fase em que pode acontecer muitos conflitos, ela fornece recursos, preparando os clientes para lidar e se portar em várias áreas de suas vidas, podendo fazer suas escolhas com menos sofrimento e angústia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OrientaçãoProfissionalAdolescência.pdf | 219.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.