Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29827
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Quem são e onde estão os alunos egressos da Educação Especial?
Título(s) alternativo(s): Who and where are the students graduating from Special Education?
Autor(es): Dalberio, Maria Célia Borges
Primeiro orientador: Carmo, Apolônio Abadio do
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer o perfil, a trajetória escolar, a situação atual e o nível de escolaridade alcançado pelos alunos egressos dos três Centros Estaduais de Educação Especial de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada nos três únicos Centros Estaduais de Educação Especial do Estado, localizados em Uberaba, Uberlândia e Barbacena. Nesses Centros estudamos e analisamos seus regimentos, suas pastas-arquivos e todos os documentos que possibilitaram conhecer a situação escolar dos alunos e os princípios da administração escolar. Além disso, entrevistamos nos três centros um total de 44 famílias selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos para esse estudo. Nos capítulos iniciais, discutimos os princípios da Educação Especial e a legislação brasileira voltada para os educandos portadores de necessidades educativas especiais, nos últimos 60 anos. Verificamos que dentre os princípios filosóficos que orientaram a Educação Especial nesse período, o trabalho dos Centros repousa no princípio da integração. Quanto à legislação, podemos afirmar que poucas foram viabilizadas na prática, apesar das grandes conquistas expressas em Lei. Constatamos, a partir dos dados coletados e das análises realizadas, que os alunos egressos apresentam o seguinte perfil: idade entre 11 e 36 anos, sendo que 80% delesestão na faixa de até 20 anos; o sexo masculino é representado por 68%; 60% mora em casa própria e 40% depende de aluguel; a renda familiar tem uma média de 3,16 salários mínimos e as famílias não poosuem clareza sobre o diagnóstico dos filhos. Os egressos frequentaram em média 4 escolas; o tempo de retenção, devido ao fracasso escolar, ficou com uma média de 4 anos e 9 meses; o nível de escolaridade alcançado apresentou variação nos três: Em Uberaba, foi a 4a série do 1° grau, em Uberlândia, a 6a série e, em Barbacena, dois alunos alcançaram o 1° ano do 2° grau. Percebemos também que 73% dos egressos continuam inseridos no sistema educacional, optando por outras modalidades de ensino. Destes, porém, 90% apresentam desinteresse em continuar os estudos, face aos insucessos obtidos. A respeito da inserção no mercado de trabalho os dados evidenciaram que os alunos estão subempregados, mal-remunerados e sem registro na carteira profissional. Esta realidade não difere da vivida pela maioria pertencente à classe menos favorecida.
Abstract: The aim of this survey is to know the profile, the scholar trajectory and levei the reached by the egressed students of the Special Education in the State of Minas Gerais. The research was made in xhe three only State Centers of Special Education of the State, situated in Uberaba, Uberlândia and Barbacena. We have studied and analyzed these centers’ regiments, files and all documents made possible to know the school and students’ situation and principies of the scholar administration. Besides, in the three centers we have interviewed a total of 44 families selected according to the standard established to this survey. In the initial chaptprs, we have discussed the principies of the Special Education and the Braziíian legislation, turned towards the special students with special educative necessities, in the last 60 years. We have verified that within the philosophical principies that guided the Special Education in this period, the Centers’ work lies on the integration principie. As for the legislation we can affirm that few were made viable in the practice, despite of the great conquers made in law. We have verified, from the data collected and analysis made, that egressed students show the following profile: age between 11 and 36 years old, seeing that 80 /o of them are in the age group up to 20 years old; the male sex in represented by 68 %; 60% of them live in their own houses and 40% depend on rental, the familiar income has ix,1 an average of 3,16 minimum wages and the families don’t have clarity about their children diagnosis. The egressed students attendea about 4 schools; the time of retention got in average, aiound 4 years and 9 months, due to the scholarfail, the ,-eached scholar levei showed variation in the three centers. In Uberaba, it was the 4th grade; in Uberlândia, the 6th grade and in Barbacena, two students reached the 1st and 2nd high school. We have also verified that 73% of the egressed students continue inserted in the educational system, opting for two other teaching modalities. Of these, although, 90% showed disinterest in continuing the studies, face to the fails obtained. Concerning to the inserticn in the labor market the data have evinced that the students are sub-employed, bad remuneroted and not legally hired. This reality doesn’t differ from the one lived by the most Brazilian population belonging to the less favored social class.
Palavras-chave: Educação Especial
Alunos egressos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação especial
Estudantes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DALBERIO, Maria Célia Borges. Quem são e onde estão os alunos egressos da Educação Especial? 2000. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.37
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.37
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29827
Data de defesa: 2000
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuemSaoOnde.pdf13.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons