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dc.creatorBorges, Denner Miranda-
dc.date.accessioned2020-09-02T19:38:21Z-
dc.date.available2020-09-02T19:38:21Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationBORGES, Denner Miranda. Desenvolvimento de uma metodologia de análise da estabilidade de sistemas aeroviscoelásticos empregando o método Doublet Lattice. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2374.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29816-
dc.descriptionO estudo desta dissertação apresenta também um compilado exclusivo no idioma português do desenvolvimento e implementação do método Doublet Lattice, que pode ser útil para estudantes e pesquisadores em aerodinâmica não-estacionária.pt_BR
dc.description.abstractIn aeronautical industry the flutter phenomenon has a great importance and need to be investigated, since it can lead to catastrophes. Thus, the constant requirements for high-performance structures turns flutter a design metric for the optimization of aeroelastic performance. In this sense, the current solutions for optimal aeroelastic performance, involves passive or active aeroelastic control. Commonly, the techniques for passive control involves the use of anisotropic materials to affect aerodynamic and structural performance in a beneficial way. In order to achieve flutter suppression, the use of viscoelastic materials aims to improve aeroelastic performance, due to its high structural damping. The focus of this work was developed a methodology to study aeronautical structures using an implemented Doublet-Lattice Method (DLM) program to provide unsteady aerodynamics loads at a low computational cost. The program aims to be a reliable tool to investigate the feasibility of the application of viscoelastic materials in flutter suppression. A plate-like wing model is used to investigate the influence of viscoelastic treatment, on the form of a sandwich plate, in the aeroelastic stability considering subsonic flow. Finally, the influence of the viscoelastic treatment on the proposed structure was evaluated as well as the influence of environmental and operational parameters in the critical flutter velocity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmica não-estacionáriapt_BR
dc.subjectMétodo doublet-latticept_BR
dc.subjectControle aerolásticopt_BR
dc.subjectAeroviscoelasticidadept_BR
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectUnsteady aerodynamicspt_BR
dc.subjectDoublet lattice methodpt_BR
dc.subjectAeroelastic controlpt_BR
dc.subjectAeroviscoelasticitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia de análise da estabilidade de sistemas aeroviscoelásticos empregando o método Doublet Latticept_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a methodology to study the stability of aeroviscoelastic systems using the Doublet Lattice methodpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Tobias Morais-
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee2Silva, Roberto Gil Annes da-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/4402460087544736pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO flutter é um fenômeno aeroelástico que está sempre em atenção no projeto de aeronaves. A constante busca por soluções aeroelásticas de alto desempenho torna o flutter uma métrica importante nos requisitos de otimização do projeto. Neste sentido, a indústria aeronáutica tem visado soluções para fornecer um desempenho aeroelástico ótimo, por meio da supressão do fenômeno por vias de controle ativo ou passivo. O uso de técnicas de controle passivo comumente envolve a aplicação de materiais que sejam benéficos ao desempenho aerodinâmico e estrutural. De tal maneira, o emprego de materiais viscoelásticos pode ser uma solução viável para aumentar a eficiência aeroelástica do sistema, devido à sua grande capacidade de amortecimento estrutural. O foco deste trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia de análise da estabilidade de sistemas de interesse aeronáutico e implementação do método doublet lattice (DLM) como uma ferramenta de cálculo, para prover estimativas com baixo custo computacional de cargas aerodinâmicas complexas para superfícies sustentadoras. Além do mais, o trabalho apresenta uma contribuição ao estudo de sistemas aeroviscoelásticos, empregando a modelagem aerodinâmica pelo DLM, para estudar a viabilidade de aplicação de materiais viscoelásticos no controle aeroelástico de sistemas estruturais representativos de asas, do tipo placas sanduíches finas, sujeitas a fluxos subsônicos. A influência do tratamento viscoelástico para a estrutura proposta é avaliada, bem como a influência de parâmetros operacionais e ambientais sobre a velocidade crítica de flutter.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA::AERODINAMICA DE AERONAVES ESPACIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS::AEROELASTICIDADEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2374pt_BR
dc.orcid.putcode79780687-
dc.crossref.doibatchiddb8cfd95-87fe-4a64-b95e-f81c3f03c6e5-
dc.subject.autorizadoEstabilidade dos aviõespt_BR
dc.subject.autorizadoAeroelasticidadept_BR
dc.subject.autorizadoAerodinâmicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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