Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29783
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sistema interativo de apoio ao aprendizado para projeto geométrico de vias
Título(s) alternativo(s): Interactive learning support system for geometric road design
Autor(es): Garcia, Dorotéa Vilanova
Primeiro orientador: Lima, Luciano Vieira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um ambiente computacional interativo, concebido para auxiliar o projeto geométrico de estradas de rodagem, uma vez que a utilização de softwares educacionais no ambiente de ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais frequente em todos os níveis da educação. Para tanto, foi feita uma pesquisa, envolvendo os conceitos do processo de aprendizagem, isto é, os paradigmas educacionais, a ergonomia de Interface Homem/Máquina e seu envolvimento pedagógico. Foi escolhido um público alvo, o curso de Engenharia Civil, com a finalidade de elaborar os cálculos envolvidos no projeto geométrico de estradas, e a fusão dessas informações convergiu para a elaboração do sistema interativo, gerando uma rica fonte de formação de conhecimento. O enfoque deste trabalho está centrado em duas propriedades, a saber, uma de caráter ergonômico, usabilidade, e outra de carater pedagógico, aprendizagem, possibilitando o aprendizado do sistema, bem como o aprendizado no sistema. Assim sendo, foi concebido um simulador para atender aos módulos instrucionais, indicando que há integração entre os critérios de maior conformidade em usabilidade e os critérios de aprendizagem definidos para validar a qualidade pedagógica do software. O processo ensino-aprendizagem deve priorizar o aprendizado dos alunos sobre a forma do ensino de seus professores, pois a instituição educacional, existe em função do aluno, devendo este ser o foco principal. Deste modo, a utilização de softwares desta natureza pode auxiliar o desenvolvimento do pensar crítico e do aprender a aprender nos alunos, podendo contribuir para tratar de propostas intelectuais que dificilmente seriam possíveis de serem criadas nas suas melhores formas sem a utilização do computador.
Abstract: This work has as objective to develop an interactive ambient that uses a computer, conceived to aid the geometric project of wheelwork highways, considering that educational softwares in the teaching-learning atmosphere has been more and more frequent in all the levels of the education. This way, it was made a research, involving the concepts of the learning process, that is, the educational paradigms, ergonomics of man/machine interface and its pedagogic involvement. A target public, the course of Civil Engineering, was chosen with the purpose of elaborating the calculations involved in the geometric project of highways, and the coalition of those information converged for the interactive system elaboration, generating a rich source of knowledge. The focus of this work is centered in two properties: usability (with an ergonomic character) and learning (with a pedagogic character), facilitating the learning of the system, as well as the learning in the system. So a simulator was conceived to work in agreement with the instructional modules, indicating that there is integration of the approaches of larger conformity in usability and the learning approaches, which are defined to validate the pedagogic quality of the software. The process teaching-learning should prioritize the students' learning on the form of the teachers’ teaching, because the student is the focus of educational institution. This way, the use of softwares of this nature can aid the development of critical thinking and the learning to learn process, contributing for dealing with intellectuals purposes with would be difficultly possible in there best forms without the use of the computer.
Palavras-chave: Ergonomia
Usabilidade
Aprendizagem
Projeto geométrico de vias
Sistema Interativo
Ergonomics
Usability
Geometric project of roads
Interactive system
Simulator
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Assunto: Estradas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: GARCIA, Dorotéa Vilanova. Sistema interativo de apoio ao aprendizado para projeto geométrico de vias. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.53.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.53
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29783
Data de defesa: 2004
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SistemaInterativoApoio.pdf22.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons