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dc.creatorRizzotto, Denize Donizete Campos-
dc.date.accessioned2020-08-26T19:53:19Z-
dc.date.available2020-08-26T19:53:19Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationRIZZOTTO, Denize Donizete Campos. A produção de texto em um contexto de escola pública. 1997. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.18pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29760-
dc.description.abstractThis study was designed to check or analyse students and teachers’ conception of text production. Ten classes of second grade of CBA (2a série do primeiro grau), which consists a total of sixty students, were observed. The pupils and the teachers involved, which consist of a group of ten teachers, were interviewed, in order to analyse and classify the interviews content. The text data, produced by students, indicate that, even presenting granunatical problems, the texts do consist of a meaningful unit, through cohesion and coherence devices. They provide communicative interaction, express students’ feelings and students’ previous knowledge. Student interview data reveals that text is a teaching and leaming task, which aims to teach how to read or write, it is a playful activity so as people can colour, draw and create. Teachers interviews and class observations form the basis for suggesting their conception of text production, which is a writing activity only, an extention of spoken language. Text is taken as a diagnostic instrument as well as a mean of preparing students for life out of school. The writing conditions teachers are concemed about are the following: motivation, topics, oral exploitation, material used, visual aids (pictures), connection between topic and students’ reality and, fínally and most important, evaluation methods. To conclude, it was found that text production has been treated as a fragmented and limited activity, especially conceming to linguistics and pedagogic aspects. This perspective is due to teachers and students’ conceptions and teacher training, which interferes with students’ production. It suggests that an effícient pedagogical project is needed, so as to emerge the relevance of text production at school, as being a complex process, being aware of all factors involved in the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSeqüência linguísticapt_BR
dc.subjectEscolas públicas estaduaispt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.titleA produção de texto em um contexto de escola públicapt_BR
dc.title.alternativeText production in a public school contextpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prette, Zilda Aparecida Pereira Del-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8113238388739093pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Nancy Vinagre Fonseca de-
dc.contributor.referee2Feltran, Regina Célia de Santis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908408948061058pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma visão de texto como seqüência linguística, com unidade de sentido, resultante da leitura de contexto, e de uma concepção interdisciplinar dos aspectos envolvidos na produção de texto, o presente estudo busca examinar, descrever e analisar a produção de texto no cotidiano das salas de CBA.C (antiga 2a série do 1° grau), de dez escolas públicas estaduais da periferia de Uberlândia, caracterizando os vários aspectos (lingüísticos, pedagógicos, psicológicos, sociais e sociolingüísticos) implícitos nesse processo. A coleta de dados foi feita junto a dez professoras e 60 alunos, através de entrevistas, observações em sala de aula e análise dos textos produzidos pelos alunos. O tratamento desses dados incluiu a classificação e análise de conteúdo das entrevistas com professoras e alunos, uma análise linguística dos textos produzidos pelos alunos e uma análise quantitativa e descritiva das condições de produção de texto observadas em sala de aula. Nas concepções das professoras, inferidas dos relatos e observação em sala de aula, estão idéias como a de que a produção de texto é uma atividade essencialmente de escrita, ampliada pela relação oralidade-escrita. Outra concepção enfatizada pelas respondentes foi a de produção de texto como instrumento de diagnóstico e também de preparação do indivíduo para a vida extra escolar. As concepções dos alunos investigados revelaram que para eles a produção de texto é uma atividade de ensino-aprendizagem, ou seja, sua função básica é a de ensinar a ler e escrever, além de ser uma atividade lúdica, em que se pode colorir, desenhar e inventar. As condições de produção de texto valorizadas pelos professores incluíram: os procedimentos motivacionais promovidos pelo professor, a exploração oral do tema ou material utilizado, a utilização de recursos visuaisX (gravuras ou desenhos), o aproveitamento de temas relativos ao cotidiano da criança e principalmente os procedimentos de avaliação. A análise dos textos produzidos nas aulas observadas revelou que, apesar dos problemas gramaticais, os textos possuem unidade de sentido , obtida através de vários mecanismos e recursos de coesão e coerência, constituindo-se em uma ação comunicativa, além de expressarem sentimentos e conhecimento de mundo dos alunos. A partir dessas descrições, foi possível concluir que, no contexto estudado, a produção de texto apresentou-se como uma atividade fragmentada e limitada principalmente aos aspectos linguísticos e pedagógicos. Essa visão parcial do processo é atribuída às concepções das professoras e alunos e às condições gerais observadas que vão desde os procedimentos das professoras até sua formação continuada e que se refletem diretamente no texto do aluno. Isso sugere a necessidade de um projeto pedagógico que resgate a importância da produção de texto na escola a partir da compreensão da multiplicidade de dimensões que se interpõe nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration198pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.18pt_BR
dc.orcid.putcode81753289-
dc.crossref.doibatchiddcdba2ad-6c25-4208-909e-9b3db15581db-
dc.subject.autorizadoTextospt_BR
dc.subject.autorizadoEscolas públicaspt_BR
dc.subject.autorizadoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
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