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dc.creatorFarnesi, Claudia Costa-
dc.date.accessioned2020-08-19T16:59:45Z-
dc.date.available2020-08-19T16:59:45Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationFARNESI, Claudia Costa. A realidade da educação ambiental no sistema de gestão ambiental: Votorantim Metais – um estudo de caso. 2004. 210 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.63pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29724-
dc.description.abstractThe extent to which humanity becomes conscious of the importance of social conditions and the corporate role in changing these conditions has recently come into question as a result of negative socio environmental impacts caused by our collective way of life. The investments made by some corporations are examples of possible contributions. The present research focuseson the activities of one company of the Votorantim Group, Votorantim Metais, located in Vazante, MG. The objective of the study is to describe the environmental education program in view of the fact that the function of the company is basically exploratory: to extract zinc from the local environmental. It was thus considered criticai to determine the priority givem to envoronmental education within the envoronmental manegement system of the firm. informal interviews were conducted with employes and residents of the city of Vazante, MG. During 14 months a total of 13 activities in the area of environmental education were planed and and conducted with the envolvement of employees and community residents. These activities stressed recognition of the human aspects of environmental programs and their objecives. The routine activities of the company, however, were found to restrict planning and elaboration of education oriented to protecting the envoronment. Display of the environmental activities for employees and the community using photographs, posters, and the Internet were the measures used by the envoronmental manegement system of the company to make its efforts known. This campaign, unfotunately, proved to be the termination of such activities rather than the beginning of innovative environmental education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEucação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade sócio-ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental manegementpt_BR
dc.subjectSocial environmente responsibilitypt_BR
dc.titleA realidade da educação ambiental no sistema de gestão ambiental: Votorantim Metais – um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe reality of environmental education in the environmental management system: Votorantim Metals - a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646428883709643pt_BR
dc.contributor.referee1Farncis, David George-
dc.contributor.referee2Melo, Celine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6082764168288521pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA medida em que a humanidade toma consciência de seu papel social, muito se tem questionado sobre a responsabilidade do setor empresarial diante do impacto sócio-ambiental negativo causado. É possível verificar o investimento, por parte de algumas empresas, em projetos ligados a questões sócio-ambientais. Desta forma, a pesquisa se direciona para a atuação de uma empresa do grupo Votorantim, a Votorantim Metais - Unidade de Vazante, MG. O objetivo do estudo dessa pesquisa foi investigar a ação sócio-ambiental da Votorantim Metais - Unidade de Vazante, descrever como é feita e como se faz Educação Ambiental dentro de uma empresa que tem como principal função a extração de zinco, assim como o papel ocupado pela Educação Ambiental dentro do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Foram realizadas entrevistas informais com funcionários da empresa e moradores da cidade de Vazante, MG. Ao longo de 14 meses foram realizadas 13 ações de Educação Ambiental envolvendo funcionários e a comunidade. As ações apresentaram destaque e reconhecimento da comunidade, funcionários e órgãos ambientais. A divulgação das ações ambientais para os funcionários e comunidade mediante relatórios fotográficos, cartazes e e-mail permitiu que o Sistema de Gestão Ambiental se tornasse conhecido. A rotina da empresa não permitiu o planejamento e acompanhamento das ações. As campanhas eram o fim das ações e não o início.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration210pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.63pt_BR
dc.orcid.putcode81763458-
dc.crossref.doibatchid0d237edd-a739-4adb-a6bb-2a96485ebd4c-
dc.subject.autorizadoEducação Ambientalpt_BR
dc.subject.autorizadoGestão ambientalpt_BR
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