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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A evangelização pela educação escolar: embates entre presbiterianos e católicos em Patrocínio, Minas Gerais (1924-1933)
Título(s) alternativo(s): Evangelization through school education: clashes between Presbyterians and Catholics in Patrocínio, Minas Gerais (1924-1933)
Autor(es): Ferreira, José Filipe e Sousa Pessanha de Brito
Primeiro orientador: Araújo, José Carlos Souza
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Segundo membro da banca: Schulz, Almiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem acerca da ação educacional presbiteriana na cidade de Patrocínio, de 1924 a 1933, e seus respectivos impactos na a Igreja Católica Romana e no grupo social dominante na referida cidade, que viu tal ação como uma ameaça a ordem por ele estabelecida e desejada. O período consiste da fase em que os presbiterianos iniciam o processo missionário na cidade. Devido 2‘1 necessidade do campo missionário de Patrocínio, iniciam o processo educacional para a preparação de obreiros leigos e a alfabetização dos fiéis com o Curso de Preparatório de Obreiros Leigos. O curso foi iniciado pelo Reverendo Jayme Woodson, e buscava dar suporte as comunidades presbiterianas, ao trabalho dos missionários americanos e a Escola Paroquial. Esta foi criada pelo casal Hardie para instruir os fiéis para a livre interpretação da Bíblia. A Escola Paroquial, ação missionária indireta da Missão Oeste Brasileira, materializou-se posteriormente no Patrocínio College. A ação educacional, contida no processo evangelizador protestante, redirecionou a contenda das duas visões de mundo, para o campo educacional. A reação católica liderada pelo Bispo D. Lustosa, da Congregação dos Salesianos, caracterizou-se pela criação do Colégio D. Lustosa de educação masculina e também do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, de educação feminina. As responsáveis por estes colégios eram a Congregação ’Sagrado Coração de Jesus’ e ’Sagrado Coração de Maria’, respectivamente.
Abstract: This work has as objective to approach the Presbyterian educational action in the city of Patrocinio-MG from 1924 to 1933 and its respective impacts on the Roman Catholic Church as well as on the dominant social group in the referred city. This dominant social group saw such action as a threat to the established and desired order. The period starts when the Presbyterians begin the missionary process in the city. Due to the need of the missionary field of Patrocinio, they begin the educational process for the lay workers' preparation, and the teaching of reading and write to the followers, with the Course of Preparation of Lay Workers. The course was initiated by the Rev. Jayme Woodson, who wished to give support to the Presbyterian communities, the American missionaries' work, and the Parochial School. The school was created by the Hardies who instructed the followers to free interpreting the Bible. The Parochial School which was an indirect missionary action of the Missao Oeste Brasileira, was later materialized in the Patrocinio College. The educational action, developed in the Protestant evangelist process, led the dispute ofthe two world visions, to the educational field. The Catholic reaction led by Bishop D. Lustosa from the Congregacao dos Salesianos, was characterized by the creation of the Colégio D. Lustosa of masculine education and alsoofthe Colégio Nossa Senhora do Patrocinio, of feminine education. The institutions responsible for these schools were the ‘Congregacao ’Sagrado Coração de Jesus’ and ’Sagrado Coração de Maria’, respectively.
Palavras-chave: Educação
Pedagogia
Presbiterianismo
Religião
Education
Pedagogy
Presbyterianism
Religion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Evangelização
Presbiterianos
Católicos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FERREIRA, Jose Filipe E Sousa Pessanha de Brito. A evangelização pela educação escolar: embates entre presbiterianos e católicos em Patrocínio, Minas Gerais (1924-1933). 2004. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.59
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.59
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29668
Data de defesa: 2004
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