Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29595
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7233-4849 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2022-07-14 |
Título: | A extensão universitária no processo formativo do acadêmico de Enfermagem: revisão integrativa |
Autor(es): | Lima, Márcia Santos de |
Primeiro orientador: | Araújo, Suely Amorim de |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Elias José de |
Primeiro membro da banca: | Almeida Neto, Omar Pereira de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Livia Ferreira |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Decorrente das vivências que provocam trocas e relações numa realidade social, a extensão universitária é uma execução integrante do processo formativo acadêmico, considerado um espaço de reflexão crítica para reconsiderar ações acadêmicas frente às demandas sociais e a formação de profissionais protagonistas de transformações. OBJETIVOS: Evidenciar e discutir a importância da formação discente na perspectiva da extensão universitária, bem como suas contribuições para a formação do enfermeiro a partir de publicações científicas de enfermagem e saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, bem como o método PICO, através das bases de dados LILACS e MEDLINE, empregando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem, extensão, universidades. Como critério de inclusão para a seleção das publicações científicas, utilizaram-se artigos publicados nos últimos 5 anos (2015-2020); texto completo; descritos nas línguas portuguesa e inglesa; artigos originais e gratuitos. RESULTADOS: Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 12 artigos, onde os maiores anos de publicações foram 2015 e 2019 predominando a base de dados LILACS. As publicações trazem a relevância do projeto de extensão na vida dos discentes, onde tem sido um modelo bem sucedido que permite a interação de novos espaços e o desenvolvimento de novas habilidades de aprender a aprender, demonstrando cada vez mais a relevância nas comunidades. Demonstram também que a extensão universitária é indispensável para a formação do discente, pois agrega conhecimentos que serão importantes em um futuro próximo. Levando-se em conta a escassez de publicações científicas acerca desse tema, mostra a importância de coordenações dos cursos das áreas de saúde focarem em disponibilizar mais vagas para que atenda o máximo de discentes interessados em fazer parte de um projeto de extensão. CONCLUSÃO: O projeto de extensão universitária é um importante agente para o processo individual e coletivo durante a formação acadêmica, não se limitando ao tradicional e contribuindo para uma formação mais humana e generalista, envolvendo os processos de decisões e mudanças na vida do discente. |
Abstract: | INTRODUCTION: Due to the experiences that provoke exchanges and relationships in a social reality, university extension is an integral part of the academic training process, considered a space for critical reflection to reconsider academic actions in the face of social demands and the formation of professionals who are protagonists of transformations. OBJECTIVES: Highlight and discuss the importance of student training from the perspective of university extension, as well as their contributions to the training of nurses from scientific publications on nursing and health. METHODOLOGY: It is an integrative literature review, as well as the PICO method, through the LILACS and MEDLINE databases, using the Health Sciences Descriptors (DeCS): nursing, extension, universities. As an inclusion criterion for the selection of scientific publications, articles published in the last 5 years (2015-2020) were used; Complete text; described in Portuguese and English; original and free articles. RESULTS: After applying the inclusion criteria, 12 articles were selected, where the largest years of publications were 2015 and 2019, predominantly the LILACS database. The publications bring the relevance of the extension project to the lives of students, where it has been a successful model that allows the interaction of new spaces and the development of new skills of learning to learn, demonstrating more and more the relevance in communities. They also demonstrate that university extension is indispensable for the training of students, as it adds knowledge that will be important in the near future. Taking into account the scarcity of scientific publications on this topic, it shows the importance of coordinating courses in the health areas to focus on making more vacancies available to meet the maximum number of students interested in being part of an extension project. CONCLUSION: The university extension project is an important agent for the individual and collective process during academic formation, not being limited to the traditional one and contributing to a more humane and generalist formation, involving the processes of decisions and changes in the student's life. |
Palavras-chave: | Enfermagem Universidades Extensão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Márcia Santos de. A extensão universitária no processo formativo do acadêmico de enfermagem: revisão integrativa. 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29595 |
Data de defesa: | 14-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExtensãoUniversitáriaProcesso.pdf | TCC | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.