Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borja, Bruno Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T23:50:31Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T23:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
dc.identifier.citation | BORJA, Bruno Chaves. Avaliação no ensino de línguas estrangeiras: análise bibliométrica de artigos publicados em periódicos nacionais (1985 a 2018). 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29593 | - |
dc.description.abstract | Classroom assessments are a key part not only of foreign language teaching, but of all teaching and learning scenarios. They are given so much weight that sometimes other equally important stages in the learner’s education process do not receive enough attention. The importance of assessment is justified because it is an intrinsic part of the teaching and learning processes. Assessment provides the teacher with a wealth of information to be used in future classroom practices, in the planning of courses and also in the management of students and learning tasks (REA-DICKINS; GERMAINE, 1993). Thus, this research investigates, through documental and bibliometric analysis, the scientific production on assessment in the area of foreign language teaching published in Brazilian journals between 1985 and 2018. Sucupira platform of Capes is used to search for articles published in A1 (High Scored) journals (Quadriennium 2013-2016), in order to identify, bibliographically and bibliometrically, the number of publications that deal with the topic assessment in foreign language teaching and its main contributions to the topic. In other words, this study seeks to identify and discuss to what extent the publications contribute to a new look on evaluation in foreign language teaching. The results show a lack of current national research in the journals analyzed, as well as frequent interest for proficiency tests. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Assessment | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Línguas Estrangeiras | pt_BR |
dc.subject | Foreign Language Teaching | pt_BR |
dc.subject | Bibliometria | pt_BR |
dc.subject | Bibliometrics | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Sucupira | pt_BR |
dc.subject | Sucupira Platform | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguistics | pt_BR |
dc.title | Avaliação no ensino de línguas estrangeiras: análise bibliométrica de artigos publicados em periódicos nacionais (1985 a 2018) | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment in foreign language teaching: bibliometric analysis of articles published in Brazilian journals (1985 to 2018) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esqueda, Marileide Dias | - |
dc.contributor.referee1 | Paschoal, Stéfano | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Valeska Virgínia Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8898796423458377 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | As avaliações realizadas em salas de aula configuram-se como parte primordial não só do ensino de línguas estrangeiras, mas de todo contexto de ensino e aprendizagem. A elas, é atribuído um peso tão grande que, por vezes, outras etapas igualmente importantes do processo de formação do aluno não recebem a devida atenção. A importância da avaliação se justifica por ser parte intrínseca do processo de ensino e aprendizagem. As avaliações fornecem, ao professor, uma riqueza de informações a serem usadas nas futuras ações da prática em sala de aula, no planejamento dos cursos e também na gestão dos alunos e das tarefas de aprendizagem (REA-DICKINS; GERMAINE, 1993). Assim, esta pesquisa investiga, por meio de análises documentais e bibliométricas, a produção científica sobre avaliação na área de ensino de línguas estrangeiras publicada em periódicos brasileiros entre os anos de 1985 e 2018. A plataforma Sucupira da Capes é utilizada para buscas de artigos publicados em periódicos A1 (Quadriênio 2013-2016), com o intuito de identificar, bibliográfica e bibliometricamente, o número de publicações que versam sobre o tema avaliação no ensino de línguas estrangeiras e suas principais contribuições para a temática. Em outras palavras, este estudo busca identificar e discutir em que medida as publicações contribuem para um novo olhar sobre a avaliação no ensino de línguas estrangeiras. Os resultados mostram uma escassez de pesquisas nacionais e atuais nos periódicos analisados, bem como foco frequente em testes de proficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3015 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 78285788 | - |
dc.crossref.doibatchid | add0c1ea-4fbc-4bfd-811f-b22b6e154d78 | - |
dc.subject.autorizado | Análise bibliométrica. Avaliação. Ensino de línguas estrangeiras. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoEnsinoLinguas.pdf | 951.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.