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dc.creatorBorja, Bruno Chaves-
dc.date.accessioned2020-08-03T23:50:31Z-
dc.date.available2020-08-03T23:50:31Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.citationBORJA, Bruno Chaves. Avaliação no ensino de línguas estrangeiras: análise bibliométrica de artigos publicados em periódicos nacionais (1985 a 2018). 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29593-
dc.description.abstractClassroom assessments are a key part not only of foreign language teaching, but of all teaching and learning scenarios. They are given so much weight that sometimes other equally important stages in the learner’s education process do not receive enough attention. The importance of assessment is justified because it is an intrinsic part of the teaching and learning processes. Assessment provides the teacher with a wealth of information to be used in future classroom practices, in the planning of courses and also in the management of students and learning tasks (REA-DICKINS; GERMAINE, 1993). Thus, this research investigates, through documental and bibliometric analysis, the scientific production on assessment in the area of foreign language teaching published in Brazilian journals between 1985 and 2018. Sucupira platform of Capes is used to search for articles published in A1 (High Scored) journals (Quadriennium 2013-2016), in order to identify, bibliographically and bibliometrically, the number of publications that deal with the topic assessment in foreign language teaching and its main contributions to the topic. In other words, this study seeks to identify and discuss to what extent the publications contribute to a new look on evaluation in foreign language teaching. The results show a lack of current national research in the journals analyzed, as well as frequent interest for proficiency tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiraspt_BR
dc.subjectForeign Language Teachingpt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectPlataforma Sucupirapt_BR
dc.subjectSucupira Platformpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.titleAvaliação no ensino de línguas estrangeiras: análise bibliométrica de artigos publicados em periódicos nacionais (1985 a 2018)pt_BR
dc.title.alternativeAssessment in foreign language teaching: bibliometric analysis of articles published in Brazilian journals (1985 to 2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Esqueda, Marileide Dias-
dc.contributor.referee1Paschoal, Stéfano-
dc.contributor.referee2Souza, Valeska Virgínia Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8898796423458377pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs avaliações realizadas em salas de aula configuram-se como parte primordial não só do ensino de línguas estrangeiras, mas de todo contexto de ensino e aprendizagem. A elas, é atribuído um peso tão grande que, por vezes, outras etapas igualmente importantes do processo de formação do aluno não recebem a devida atenção. A importância da avaliação se justifica por ser parte intrínseca do processo de ensino e aprendizagem. As avaliações fornecem, ao professor, uma riqueza de informações a serem usadas nas futuras ações da prática em sala de aula, no planejamento dos cursos e também na gestão dos alunos e das tarefas de aprendizagem (REA-DICKINS; GERMAINE, 1993). Assim, esta pesquisa investiga, por meio de análises documentais e bibliométricas, a produção científica sobre avaliação na área de ensino de línguas estrangeiras publicada em periódicos brasileiros entre os anos de 1985 e 2018. A plataforma Sucupira da Capes é utilizada para buscas de artigos publicados em periódicos A1 (Quadriênio 2013-2016), com o intuito de identificar, bibliográfica e bibliometricamente, o número de publicações que versam sobre o tema avaliação no ensino de línguas estrangeiras e suas principais contribuições para a temática. Em outras palavras, este estudo busca identificar e discutir em que medida as publicações contribuem para um novo olhar sobre a avaliação no ensino de línguas estrangeiras. Os resultados mostram uma escassez de pesquisas nacionais e atuais nos periódicos analisados, bem como foco frequente em testes de proficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3015pt_BR
dc.orcid.putcode78285788-
dc.crossref.doibatchidadd0c1ea-4fbc-4bfd-811f-b22b6e154d78-
dc.subject.autorizadoAnálise bibliométrica. Avaliação. Ensino de línguas estrangeiras.pt_BR
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