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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29580
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Martineli, Rafael Colombo | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T13:27:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-30T13:27:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.citation | MARTINELI, Rafael Colombo. “Túmulo dos Vagalumes” (Hotaru no Haka, 1988), de Isao Takahata: objetos de memória que se atualizam – esquecimentos que lampejam. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.369 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29580 | - |
dc.description.abstract | “Grave of the Fireflies” (Hotaru no Haka, 1988) is an animated film based on Akiyuki Nosaka's (1967) homonym work directed by Isao Takahata and released by Studio Ghibli. The present work aims to analyze, from the cultural product (film), the paths that the memory of World War II travels, updating itself as new cultural productions are conceived, each in its decades, with historical and political times that are its own. It goes through the question of how the war remained in the imagination and cultural policies of memory and forgetting, feeding taboos, myths, historical revisionisms and how these subjects are pertinent to the conception of the film at that time (or not). It proposes an analysis of a possible postwar construction of Japanese psyche and how we perceive it in the film. It aims to understand how the film is configured and will behave as a memory object, endowed with subjectivities and sensitivities that will be able to erupt involuntary memories in each different viewer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Túmulo dos Vagalumes | pt_BR |
dc.subject | Grave of the Fireflies | pt_BR |
dc.subject | Japão | pt_BR |
dc.subject | Japan | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Políticas do esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Forgetfulness policies | pt_BR |
dc.title | “Túmulo dos Vagalumes” (Hotaru no Haka, 1988), de Isao Takahata: objetos de memória que se atualizam – esquecimentos que lampejam | pt_BR |
dc.title.alternative | “Grave of the Fireflies” (Hotaru no Haka, 1988), by Isao Takahata: objects of memory that are updated - forgetfulnesses that flash | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Noronha, Gilberto Cézar de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413157322908549 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Yumi Garcia dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2914400327888714 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0664156320681169 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | “Túmulo dos Vagalumes” (Hotaru no Haka, 1988) é um filme de animação baseado na obra homônima de Akiyuki Nosaka (1967), dirigido por Isao Takahata e lançado pelo Studio Ghibli. O presente trabalho tem como proposta de análise, a partir do produto cultural (filme), os caminhos que a memória da Segunda Guerra Mundial percorre, se atualizando à medida que novas produções culturais são concebidas, cada qual em suas décadas, com tempos históricos e políticos que lhe são próprios. Perpassa pela questão de como a guerra permaneceu no imaginário e nas políticas culturais de memória e esquecimento, alimentando tabus, mitos, revisionismos históricos e como esses assuntos são pertinentes para a concepção do filme naquele momento (ou não). Propõe uma análise de uma possível construção da psique japonesa no após-guerra e como a percebemos no filme. Objetiva perceber como o filme se configura e irá se portar como um objeto de memória, dotado de subjetividades e sensibilidades que serão capazes de irromper memórias involuntárias em cada diferente telespectador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 104 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.369 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 78134050 | - |
dc.crossref.doibatchid | 2d14ea66-d3e4-4659-a390-cace60c999ad | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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