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dc.creatorSantos, Regina Lucia Lourido dos-
dc.date.accessioned2020-07-27T13:00:07Z-
dc.date.available2020-07-27T13:00:07Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationSANTOS, Regina Lucia Lourido dos. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: uma leitura crítica. 2001.135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.39.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29558-
dc.description.abstractThe present study has as fundamental objective the critical analysis of the National Basic Education Assessment System - S AEB - as a national assessment policy which aims to assess the quality of Brazilian education. Our criticism considered the theoretical and methodological characteristics of the System in order to perceive articulations and / or contradictions between the proposed objectives and 03 results obtained and, more, if such characteristics contribute or not to the maintenance of evaluative practices that justify social inequalities. It is a qualitative research of documentary character, using elements of the technique of content analysis, which worked, as fundamental data sources for analysis, with SAEB reports and documents prepared by System coordinators under study. The analysis was guided by the categories objective / evaluation and quality / quantity. Analyzing the data, we find inconsistencies and even contradictions between the objectives of the System and the referrals for carrying out the measurements, which seriously compromises the achieving the intended objectives. On the other hand, we perceive contradictions between the discourse quality through results assessment and an effective commitment by the State to invest under evaluation, since the reports mentioned above point more to questions of a political nature the school, disregarding the context of the elaboration of the policies that are proposed to analyze, as if the problems originated and were solved at that level of intervention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistema Nacional de Avalição da Educação Básicapt_BR
dc.titleSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: uma leitura críticapt_BR
dc.title.alternativeNational Basic Education Assessment System: a critical readingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4pt_BR
dc.contributor.referee1Feltran, Regina Célia de Santis-
dc.contributor.referee2Veiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777680Y0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo fundamental a análise crítica do Sistema Nacional de Avalição da Educação Básica —S AEB —, como política nacional de avaliação que tem por objetivo avaliar a qualidade da educação brasileira. Nossa crítica considerou as características teórico-metodológicas do Sistema no sentido de perceber articulações e/ou contradições entre os objetivos propostos e 03 resultados obtidos e, mais, se tais características contribuem ou não para a manutenção de práticas avaliativas justificadoras das desigualdades sociais. É uma pesquisa qualitativa de caráter documental, usando elementos da técnica de analise de conteúdos, que trabalhou, como fontes fundamentais de dados para analise, com relatórios do SAEB e documentos elaborados por coordenadores do Sistema em estudo. A análise norteou-se pelas categorias objetivo/avaliação e qualidade/quantidade. Analisando os dados encontramos incoerências e mesmo contradições entre os objetivos do Sistema e os encaminhamentos de efetivação das aferições, o que compromete seriamente o alcance dos objetivos pretendidos. Por outro lado, percebemos contradições entre o discurso da qualidade via avaliação de resultados e um efetivo compromisso do Estado em investir em avaliação, uma vez que os relatórios já referidos apontam mais para questões de ordem interna da escola, desconsiderando o contexto de elaboração das políticas que se propõem a analisar, como se os problemas se originassem e fossem resolvidos nesse nível de intervenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.39pt_BR
dc.orcid.putcode81753310-
dc.crossref.doibatchid2d14ea66-d3e4-4659-a390-cace60c999ad-
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