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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Saberes e práticas sobre reprovações no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Elétrica da UFU: um estudo a partir da Teoria das Representações Sociais
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices on failures in the teaching-learning process of the Electrical Engineering course at UFU: a study based on the Theory of Social Representations
Autor(es): Araújo, Leia Souza Alves de
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primeiro membro da banca: Ciloni, Arquimedes Diógenes
Segundo membro da banca: Borges Neto, Mário
Terceiro membro da banca: Fonseca, Selva Guimarães
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 2001/2002, com o objetivo de analisar os saberes e práticas sobre reprovações no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Elétrica da UFU, com enfoque na compreensão das formas, do significado e da função das práticas avaliativas nas reprovações no contexto dos sujeitos pesquisados (alunos, professores); buscando apreender a relação entre as representações sociais sobre esse fenômeno e suas repercussões nas interações entre professor e aluno, no processo ensino-aprendizagem e na perpetuação ou transformação das práticas educativas realizadas no curso de Engenharia Elétrica da UFU. Trata-se de uma pesquisa com ênfase nos aspectos qualitativos, mas que contém muitos dados quantitativos que serviram de subsídio para a escolha dos sujeitos entrevistados, dos aspectos pesquisados, e para se apresentar de forma mais sistematizada os índices reprovações no período de 1997 a 2001, referentes às disciplinas comuns às duas ênfases existentes no curso: Eletrônica e Eletrotécnica. Os sujeitos entrevistados foram oito alunos que já haviam cursado as cinco disciplinas que apresentaram os maiores índices de reprovação no período delimitado, sendo que estas são: Eletromagnetismo, Mecânica dos Materiais, Circuitos Elétricos 1, Cálculo Diferencial e Integral 3 e Materiais Elétricos 1; e três professores dessas mesmas disciplinas. Nas entrevistas, no entanto, o foco não foi apenas nas cinco disciplinas citadas, pois o que se buscava compreender e analisar de forma mais aproximada era os fatores que causavam as reprovações, sem especificar-se nenhuma disciplina. Partia-se do pressuposto de que existiam idéias, posturas, comportamentos produzidos no espaço socialmente compartilhado pelo grupo e que estas circulavam e influenciavam com muita força a perpetuação das reprovações, o que é característico de uma representação social. Para compreender melhor o fenômeno das reprovações foi realizado um resgate histórico da faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, sendo discutidos o ensino e a formação do engenheiro de forma geral e também foi feito um estudo sobre avaliação de aprendizagem. As análises aqui desenvolvidas evidenciam que o enfrentamento do problema das reprovações no curso de Engenharia Elétrica da UFU, assim como em cursos de Engenharia de outras instituições implica na melhoria do processo ensino- aprendizagem e na formação de professores de Engenharia. Implica ainda, a necessidade de uma compreensão dinâmica e global do contexto e do cotidiano do curso, de modo a se romper com aquelas visões, posturas e práticas conservadoras e autoritárias que favorecem a perpetuação de fenômenos como as reprovações, e que geram passividade e conformismo entre professores e alunos.
Abstract: This research was developed in the Master in Education of the Federal University of Uberlândia, in the period 2001/2002, with the objective of analyzing the knowledge and practices failures in the teaching-learning process of the Electrical Engineering course at UFU, with a focus on understanding the forms, meaning and function of evaluative practices in failures in the context of the subjects surveyed (students, teachers); seeking to apprehend the relationship between social representations about this phenomenon and its repercussions on the interactions between teacher and student, in the teaching-learning process and in the perpetuation or transformation of educational practices carried out in the Electrical Engineering course at UFU. It is a research with an emphasis on qualitative aspects, but which contains many quantitative data that served as a subsidy for the choice of the interviewed subjects, of the researched aspects, and to present the failure rates in the period from 1997 to 2001 in a more systematic way , referring to the disciplines common to the two emphases existing in the course: Electronics and Electrotechnics. The interviewed subjects were eight students who had already taken the five subjects that presented the highest failure rates in the defined period, which are: Electromagnetism, Material Mechanics, Electrical Circuits 1, Differential and Integral Calculus 3 and Electrical Materials 1; and three teachers from those same disciplines. In the interviews, in the However, the focus was not only on the five disciplines mentioned, because what was sought to understand and analyze in a more approximate way was the factors that caused the failures, without specifying any discipline. It was based on the assumption that there were ideas, attitudes, behaviors produced in the space socially shared by the group and that these circulated and strongly influenced the perpetuation of failures, which is characteristic of a social representation. To better understand the phenomenon of failures, a historic rescue of the Faculty of Electrical Engineering at UFU was carried out, engineering education and training was discussed in general and a study on learning assessment. The analyzes developed here show that the facing the problem of failures in the Electrical Engineering course at UFU, as well as engineering courses at other institutions implies improving the teaching-learning process learning and training of engineering teachers. It also implies the need for a dynamic and global understanding of the context and everyday life of the course, in order to break with those conservative and authoritarian views, attitudes and practices that favor the perpetuation of phenomena such as failures, and that generate passivity and conformism. between teachers and students.
Palavras-chave: Psicologia Social
Representações Sociais
Educação
Reprovações
Social Psychology
Social Representations
Education
Reprobation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ARAÚJO, Leia Souza Alves de. Saberes e práticas sobre reprovações no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Elétrica da UFU: um estudo a partir da Teoria das Representações Sociais. 2003. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.43.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.43
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29555
Data de defesa: 2003
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