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dc.creatorMendes, Paulo José Titara-
dc.date.accessioned2020-07-20T12:23:12Z-
dc.date.available2020-07-20T12:23:12Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMENDES, Paulo José Titara. Simulação numérica fina do processo de transporte de interfaces. 1999. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1999.19.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29520-
dc.description.abstractIn this work a new method for analysing problems related to two—phase flows, in the brands of Computational Fluid Mechanics, is presented. One of the great difficulties in the simulation of this class of flows is related to the presence of moving-boundaries. The technique employed here is called Front-Tracking Method. The present formulation allows the tracking and geometric definition of interfaces. lt allows also to place dinamically the moving-boundary and physical properties variation as well. Such results are possible through a so called Indicating function. A process for boundary grid regularization is also used, in order to warranty the numerical stability. Some preliminary results are showed, where the boundaries are tracked by a creeping flow field of tangent—inverse and parabolic types. A harder test consists in forcing a velocity ' shock in the flow field. Such a procedure permits testing the geometric parameters calculation, grid updating and the visualization of the indicating function. A passive bubble—tracking is simulated between two flat parallel plates, through the solution of the well-known Navier-Stokes equations. Two configurations are used: two fixed plates and a relative displacement between them. Finally, the results for active boundary- tracking are presented, via the solution of the Navier—Stokes equations, where the presence of interfacial stress changes the pressure and velocity fields of the continuous phase. Several values for Interfacial stress are used, and the resulting pressure and velocity fields are observed. The results for the pressure jump among the phases are compared to the analytical ones, for circular bubbles. The comparison allows a preliminary validation for the method and the computational code.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCaptura de interfacept_BR
dc.subjectFunção Indicadorapt_BR
dc.subjectRemalhagempt_BR
dc.subjectTransporte Passivopt_BR
dc.subjectTransporte Ativopt_BR
dc.subjectTwo-phase flowpt_BR
dc.subjectFront-trackingpt_BR
dc.subjectIndicating functionpt_BR
dc.subjectGrid updatingpt_BR
dc.subjectPassive trackingpt_BR
dc.subjectActive trackingpt_BR
dc.titleSimulação numérica fina do processo de transporte de interfacespt_BR
dc.title.alternativeFine numerical simulation of the interface transport processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira Neto, Aristeu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4650888739121183pt_BR
dc.contributor.referee1Roma, Alexandre Megiorim-
dc.contributor.referee2Miranda, Ricardo Fortes de-
dc.contributor.referee3Machado, Humberto Araujo-
dc.creator.Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho apresenta-se uma nova metodologia, na área de Mecânica dos Fluidos Computacional, para análise de problemas que envolvem escoamentos bifásicos. Uma das grandes dificuldades em simular numericamente esta classe de escoamentos está relacionada a presença das interfaces móveis. A formulação apresentada permite o transporte e caracterização geométrica de interfaces. Permite também localizar dinamicamente a interface móvel, bem como, a variação de propriedades físicas ao longo da mesma. A localização dinâmica da interface e a variação das propriedades físicas é possível através de uma função denominada de função indicadora. Apresenta-se ainda um processo de regularização da malha da interface, o qual é necessário para a estabilidade dos cálculos numéricos. Apresenta-se simulações numéricas preliminares onde transporta-se interfaces por um campo de velocidade cizalhante do tipo arco—tangente, e por um campo de velocidade parabólico. Um teste mais severo consiste em transportar a interface por um campo cizalhante com um choque de velocidades. Desta forma, é possível testar o cálculo dos parâmetros geométricos, a remalhagem e a visualização da função indicadora. Simula-se o transporte passivo de uma bolha entre duas placas planas, via solução da equação de Navier—Stokes. Duas configurações são utilizadas: em uma delas as duas placas encontram-se em repouso e na outra a placa superior tem movimento. Finalmente, apresenta-se resultados do transporte ativo de interfaces, via solução da equação de Navier—Stokes, onde a presença da tensão interfacial altera o campo de pressão e de velocidade da fase contínua. Compara-se os resultados do salto de pressão entre as fases, obtidos via simulação, com resultados analíticos, para o caso de bolhas circulares. A comparação permite validar preliminarmente a metodologia e o código computacional desenvolvido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1999.19pt_BR
dc.orcid.putcode81755920-
dc.crossref.doibatchide78d83ad-5dd3-47ec-be82-bd6a78dd2d78-
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