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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4409-9984
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Dinamizando As Estratégias de Ensino de Geografia no Ensino Fundamental: uma experiência nos 8º anos do Ensino Fundamental da escola Estadual Sérgio de Fretas Pacheco em Capinópolis (MG)
Alternate title (s): Dynamizing Geography Teaching Strategies in Fundamental Education: an experience in the 8th years of elementary school at the Sérgio de Freitas Pacheco State School in Capinópolis (MG)
Author: Carvalho, Ana Cláudia de Abreu
First Advisor: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
First member of the Committee: Araújo, Arali Aparecida da Costa
Second member of the Committee: Castanho, Roberto Barbosa
Summary: A geografia é a ciência que permite por meio do processo educacional de um ensino-aprendizagem eficiente a, (re)construção dos conhecimentos geográficos, garantindo a formação cidadã, possibilitando a análise da realidade concreta do espaço geográfico e os meios necessários para sua transformação em uma relação harmônica entre o homem e seu ambiente. O ensino-aprendizagem é complexo e vários estudos apontam problemas que resultam na sua ineficiência. Assim surge a inquietação com a perspectiva de torná-lo significativo. Nas discussões científicas desse campo, as estratégias de ensino é uma das problemáticas predominantes. Os conhecimentos teóricos e práticos constataram que aulas convencionais, pautadas exclusivamente em aulas expositivas e leituras do livro didático marcam as aulas de Geografia e são monótonas para os estudantes. Diante disso, torna-se urgente buscar estratégias de ensino que proporcionem desafios, cooperação e acessíveis. As mesmas precisam ser embasadas em teoria pedagógica condizentes com um ensino-aprendizagem eficiente, quesitos que contemplam a Teoria das Inteligências Múltiplas. Nessa perspectiva, é possível dinamizar e aplicar estratégias de ensino embasadas na Teoria das Inteligências Múltiplas que se adequem às diferenças de aprendizagens dos estudantes possibilitando aumentar a satisfação e envolvimento nas aulas de Geografia? Assim, a pesquisa objetivou proporcionar estratégias de ensino dinâmicas nas aulas de Geografia nos 8º anos do Ensino Fundamental da escola pública Estadual Sérgio de Freitas Pacheco de Capinópolis (MG). No caminhar metodológico, optou-se por pesquisa qualitativa. O estudo evoluiu por meio de procedimentos centrados em revisão teórica, em livros, dissertações, dentre outros meios eletrônicos que abordam a temática. Para acesso às informações aplicou-se um questionário diagnóstico para averiguar o conhecimento geográfico dos estudantes, o perfil individual de aprendizado e o interesse pelo estudo da Geografia. A análise dos dados revelou o predomínio da apatia pela disciplina de Geografia; do desconhecimento dos conceitos geográficos e da Geografia do cotidiano; além da prevalência do desconhecimento da utilidade dos conhecimentos geográficos. Quanto ao perfil individual de aprendizado prevaleceu o gosto por aulas fora do ambiente da sala de aula e por aulas diversificadas. Com base nesses resultados, foram formulados e aplicados planos com estratégias de ensino adaptadas com música, trabalho em grupo, trabalho de campo, vídeo, pesquisa para resolução de situação problema. Após o término da aplicação das estratégias didáticas, aplicou-se formulário autoavaliativo. Os dados foram organizados e analisados, e foi possível constatar durante o processo de aplicação das estratégias, maior participação, descontração e autonomia. Diagnosticou-se a predominância da percepção dos alunos pelo reconhecimento da temática estudada no seu cotidiano, por meio do envolvimento significativo com atividades realizadas fora da sala de aula, além da demonstração de cooperação, autonomia e participação durante a realização das atividades em grupo. Na realização das atividades dinâmicas, houve participação e envolvimento mais expressivo em detrimento das atividades de escrita e de aulas expositivas, afirmando-se, assim, a importância de se considerar os perfis individuais de aprendizagens dos alunos e oferecer atividades diferenciadas.
Abstract: Geography is the science that allows the (re) construction of geographic knowledge, guarantees citizenship formation, makes possible the analysis of the concrete reality of the geographic space, and the means necessary for its transformation in the sense of a harmonious relationship between man and his environment. Teaching-learning is complex and several studies point to problems that result in its inefficiency. Thus arises the concern with the perspective of making it efficient guaranteeing the attributes responsible for the teaching of Geography. In the scientific discussions of this field, teaching strategies are one of the predominant problems. In In this regard, experiences have shown that conventional classes, based exclusively on lectures and reading of the textbook mark Geography classes and are monotonous for students. Faced with this, it is urgent to search for teaching strategies that provide challenges, cooperation, affordable and low cost. They need to be based on pedagogical theory consistent with the attributes of an efficient teaching-learning, which characterize the Theory of Multiple Intelligences. From From this perspective, is it possible to stimulate and apply teaching strategies based on the Multiple Intelligences Theory that adapt to the differences in students' learning, making it possible to increase their satisfaction and involvement in Geography classes? Thus, the research aimed to dynamize and apply teaching strategies in Geography classes in the 8th year of elementary school of the Sérgio de Freitas Pacheco State School in Capinópolis (MG). In the methodological walk we opted for qualitative research. The study evolved through procedures centered on theoretical revision, in books, dissertations, among others that approach the theme. To access the information, a diagnostic questionnaire was applied to ascertain the geographic knowledge of the students, the individual learning profile and the interest in the study of Geography. The analysis of the data revealed the predominance of apathy by the discipline of Geography; the lack of knowledge of geographic concepts and the geography of daily life; besides the prevalence of ignorance of the usefulness of geographical knowledge. Regarding the individual learning profile, the preference for classes outside the classroom environment and for diversified classes prevailed. Based on these results were formulated and applied plans with teaching strategies adapted with music, group work, field work, video, problem solving research. After the application of the didactic strategies, a self-assessment form was applied. The data were organized and analyzed, and it was possible to observe during the process of application of the strategies, greater participation, relaxation and autonomy. He diagnosed the predominance of students' perceptions by recognizing the subjects studied in their daily lives, through the significant involvement of the activities carried out outside the classroom, as well as the demonstration of cooperation, autonomy and participation during group activities. In the execution of the dynamic activities, a more expressive participation and involvement was observed, to the detriment of writing activities and expository classes, thus affirming the importance of considering individual profiles of students' learning and offering differentiated activities, including dynamics.
Keywords: Ensino de geografia
Estratégias de ensino
Teoria das Inteligências Múltiplas
Geography teaching
Teaching strategies
Theory of Multiple Intelligences
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Quote: CARVALHO, Ana Cláudia Abreu de.Dinamizando As Estratégias de Ensino de Geografia no Ensino Fundamental: uma experiência nos 8º anos do Ensino Fundamental da escola Estadual Sérgio de Fretas Pacheco em Capinópolis (MG) . 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.489
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.489
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29501
Date of defense: 9-Aug-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

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