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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5220-1491
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise comparativa do sistema educativo de formação inicial do professor para a educação básica
Alternate title (s): Comparative analysis of the initial teacher education system for basic education
Author: Santos, Heinrich da Solidade
First Advisor: Marim, Vlademir
First member of the Committee: Souza, Leandro de Oliveira
Second member of the Committee: Victer, Eline das Flores
Summary: Esta dissertação refere-se à pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com intuito de propor investigações ao problema da pesquisa: quais são as confluências e divergências das políticas públicas educativas supranacionais que compõem os países do Mercosul, que visam à formação inicial dos professores para a Educação Básica? O objetivo geral é o de analisar, por meio da Metodologia de Educação Comparada, as confluências e divergências das políticas educacionais voltadas à formação inicial de professores para a Educação Básica em relação aos países que são do núcleo de Estados Partes do Mercosul. Para tanto, como objetivos específicos, propõe-se: (1) compreender as concepções da Metodologia de Educação Comparada e dos desafios da Formação de Professores na América Latina; (2) compreender o contexto histórico, sociopolítico e educativo dos Estados Partes que compõem o Mercosul; (3) investigar os documentos oficiais que propõem as concepções educacionais para a Educação Básica em cada país; (4) desenvolver, como produtos educacionais, uma mídia digital; e (5) disponibilizar em plataformas on-line, por meio de uma editora, no formato de um livro digital, que visará à formação docente sob as concepções educacionais da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Tendo em vista esses objetivos, esta pesquisa se pauta na Metodologia de Educação Comparada, a fim de identificar o grau de semelhança ou de diferença entre os objetos analisados, abordando as fases desta metodologia, por meio de: desenho metodológico; descrição e interpretação; justaposição e comparação. Neste contexto, a justaposição e a comparação, em decorrência da Árvore de Categorias, preconizada na Metodologia de Educação Comparada, têm, como eixos norteadores: (a) Contexto sociopolítico e educativo dos países Estados Partes; (b) Trajetórias legislativas e econômicas da formação inicial dos países Estados Partes; (c) Paradigma da formação inicial de professores nos países Estados Partes; e (d) Ingresso dos docentes à profissão nos países Estados Partes. Notou-se que os responsáveis e interessados pelo desenvolvimento sociopolítico e econômico, nos sistemas educativos dos países Estados Partes do Mercosul, poderiam espelhar os modelos de acessos às instituições e compartilharem ideias que forneçam o melhor aproveitamento do processo de formação docente, de maneira que se considere o cenário multicultural da região latino-americana. Percebeu-se a necessidade de que os países Estados Partes ampliem os diálogos, visando propostas para problemas sociais, políticos e educativos semelhantes que afetam a qualidade da Educação Básica. Para a melhora da formação docente de qualidade, é preciso atender as especificidades regionais e culturais, propiciando, aos atores envolvidos com a educação, uma abordagem de valorização profissional. Assim, o desenvolvimento da identidade do professor, situado no Mercosul, pode ser contemplado por meio de mais experiências que o auxiliem a compreender os saberes que lhe apoiarão em sua prática.
Abstract: This dissertation refers to the research of the Professional Master's Degree in Science and Mathematics Teaching, of the Graduate Program in Teaching of Sciences and Mathematics, Federal University of Uberlândia, with the purpose of proposing investigations to the research problem: what are the confluences and divergences of the supranational public educational policies that make up the Mercosur countries, which aim at the initial formation of teachers for Basic Education? The general objective is to analyze, through the Comparative Education Methodology, the confluences and divergences of the educational policies aimed at the initial formation of teachers for Basic Education in relation to the countries that are of the nucleus of States Parties of Mercosur. For this purpose, as specific objectives, it is proposed: (1) to understand the conceptions of the Comparative Education Methodology and the challenges of Teacher Training in Latin America; (2) understand the historical, socio-political and educational context of the Mercosur Member States; (3) to investigate the official documents that propose the educational conceptions for Basic Education in each country; (4) develop, as educational products, digital media; and (5) make available on online platforms, through a publisher, in the form of an e-book, which will aim at teacher education under the educational conceptions of Argentina, Bolivia, Brazil, Paraguay and Uruguay. In order to identify the degree of similarity or difference between the objects analyzed, this research is based on the Methodology of Comparative Education, addressing the phases of this methodology, through: methodological design; description and interpretation; juxtaposition and comparison. In this context, the juxtaposition and comparison, as a result of the Tree of Categories, advocated in the Methodology of Comparative Education, have as guiding axes: (a) Sociopolitical and educational context of the States Parties; (b) Legislative and economic trajectories of initial training of States Parties; (c) Paradigm of initial teacher training in States Parties; and (d) Admission of teachers to the profession in the States Parties. It was noted that those responsible for and interested in socio-political and economic development in the educational systems of Mercosur member states could mirror the models of access to institutions and share ideas that provide the best use of the teacher training process, so that consider the multicultural scenario of the Latin American region. It was noted that there is a need for States Parties to broaden the dialogues, seeking proposals for similar social, political and educational problems that affect the quality of Basic Education. In order to improve quality teacher education, it is necessary to take into account regional and cultural specificities, providing the actors involved with education with a professional appreciation approach. Thus, the development of the identity of the teacher, located in Mercosur, can be contemplated through more experiences that help him to understand the knowledge that will support him in his practice.
Keywords: Metodologia de Educação Comparada
Mercosul
Produto Educacional
Comparative Education Methodology
Mercosur
Educational Product
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: SANTOS, Heinrich da Solidade. Análise comparativa do sistema educativo de formação inicial do professor para a educação básica. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2436
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2436
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29421
Date of defense: 12-Aug-2019
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