Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Hiago Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T11:51:14Z | - |
dc.date.available | 2020-06-09T11:51:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hiago Araújo. Uma proposta de adaptação de Canvas para modelos de projeto de Pesquisa. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2537 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29405 | - |
dc.description.abstract | Learning is a process as old as human existence itself and is constantly developed through the contributions of researchers and educators. During the learning and research process students, teachers and advisors rely on technical and pedagogical tools. However, when there is a need to expand knowledge, these tools are replaced and for reasons such as: geographical and social positions are different in each context. In order to make better use of such a process, it is necessary to constantly adapt teaching and research practices to the context in which they are inserted. Advisors, students and researchers seek to use auxiliary content creation and management tools that can extrapolate traditional artifacts such as documents that are generated at the beginning of research projects, thus generating a common mental model in the team, which in turn has greater synchrony and performance. As a proof of concept, a system proposal, the Research Project Model Canvas, was implemented and evaluated, adapting already consolidated management and project creation methodologies to the context of research projects. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Canvas | pt_BR |
dc.subject | Modelo mental | pt_BR |
dc.subject | Projeto de pesquisa | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de adaptação de Canvas para modelos de projeto de pesquisa | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal for adapting Canvas to research project models | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lamounier Junior, Edgard Afonso | - |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Alexandre | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Marcelo Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ismar Frango | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6602695000385581 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem é um processo tão antigo quanto a própria existência humana e se desenvolve constantemente mediante as contribuições de pesquisadores e educadores. Durante o processo de aprendizagem e pesquisa os alunos, professores e orientadores se apoiam em ferramentas de caráter técnico e pedagógico. Porém, quando há necessidade de expansão do conhecimento essas ferramentas são substituídas e por motivos como: posições geográficas e sociais vão se diferenciando em cada contexto. A fim de obter melhor aproveitamento de tal processo faz-se necessário adequar constantemente as práticas de ensino e pesquisa ao contexto em que estas estão inseridas. Orientadores, alunos e pesquisadores buscam utilizar ferramentas auxiliares de criação e gerenciamento de conteúdo que possam extrapolar os artefatos tradicionais como os documentos que são gerados em inicios de projetos de pesquisa, conseguindo assim, gerar um modelo mental comum na equipe que por sua vez tem maior sincronia e rendimento. Como prova de conceito, implementou-se e avaliou-se uma proposta de sistema, o Canvas de Modelo de Projeto de Pesquisa, adaptando metodologias já consolidadas de gestão e criação de projetos para o contexto de projetos de pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 102 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2537 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 75401989 | - |
dc.crossref.doibatchid | 090c5a6d-ed71-4950-bac9-11e48ff534ec | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PropostaAdaptacaoCanvas.pdf | 4.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.