Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMascia, Eduarda Kelly-
dc.date.accessioned2020-05-14T16:06:13Z-
dc.date.available2020-05-14T16:06:13Z-
dc.date.issued2020-04-09-
dc.identifier.citationMASCIA, Eduarda Kelly. Caracterização e Análise da Dinâmica de uma Aeronave Monomotora em Escala. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29337-
dc.description.abstractThis work aims to study the characteristics of longitudinal stability and longitudinal derivatives of a single-engine aircraft of the model Cessna 182 in scale 1: 8,3. This scaled remote piloted aircraft is considered an UAV (Unmanned Aerial Vehicle) and is piloted through remote control. For this purpose, the geometric parameters of the scaled model are obtained from the physical model, then generating a 3D CAD model, which in turn is computationally simulated using two different tools, namely: Ansys Fluent® and Datcom. The computational results are compared with the aerodynamic and dynamic characteristics of the full-scale aircraft. The model analyzed in Ansys Fluent® software was statically stable in the longitudinal direction. The analysis between two different simulation methods also generated the calculation of the error between the computational model and the full-scale aircraft. Finally, the derivatives of longitudinal stability and the aircraft modes are analyzed, with their respective natural frequencies. For the dynamic stability analysis, the most critical longitudinal stability derivatives for the system were compared. The variation obtained by comparing the results of Ansys Fluent® with the full-scale aircraft ranged between 0,7 and 27%. For the analysis using the Datcom software, the variation in relation to the full-scale model was from 19% to 133%.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstabilidade longitudinalpt_BR
dc.subjectLongitudinal stabilitypt_BR
dc.subjectAnálise computacionalpt_BR
dc.subjectComputacional analysispt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectAnsys Fluent®pt_BR
dc.subjectAnsys Fluent®pt_BR
dc.subjectDatcompt_BR
dc.subjectDatcompt_BR
dc.titleCaracterização e análise da dinâmica de uma aeronave monomotora em escalapt_BR
dc.title.alternativeCharacterization and analysis of the dynamics of a single-engine aircraft in scalept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Felipe Machini Malachias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185640820902572pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee2Sant’Ana, Vitor Taha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456860338471122pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127342489392331pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe um estudo sobre as características de estabilidade longitudinal e derivadas longitudinais de uma aeronave monomotora em escala 1:8,3 do modelo Cessna 182. A aeronave em escala se inclui na categoria dos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) que pode ser remotamente pilotada. Para isto, os parâmetros geométricos do modelo em escala são obtidos a partir do aeromodelo físico, gerando então uma geometria em CAD. Esta por sua vez é simulada computacionalmente em duas ferramentas distintas, sendo elas: o Ansys Fluent® e o Datcom. Os resultados computacionais são comparados com as características aerodinâmicas e dinâmicas da aeronave em escala real. O aeromodelo analisado no software Ansys Fluent® apresentou-se estaticamente estável na direção longitudinal. A análise entre os diferentes métodos de simulação gerou ainda o cálculo do erro entre o modelo computacional e a aeronave em escala real. Por fim, são analisadas as derivadas de estabilidade longitudinal e os modos da aeronave, com suas respectivas frequências naturais. Para a análise de estabilidade dinâmica, comparou-se as derivadas de estabilidade longitudinal mais críticas para o sistema. A variação obtida comparando-se os resultados do Ansys Fluent® com a aeronave em escala real variaram entre 0,7 e 27%. Já para a análise utilizando o programa Datcom, a variação em relação ao modelo em escala real foi de 19% a 133%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizaçãoAnáliseDinâmica.pdfTCC1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons