Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29317
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2220-2856
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O nursing activities score e sua associação com as infecções relacionadas à assistência à saúde em uma unidade de terapia intensiva adulto
Autor(es): Santos, Gabriela Rodrigues dos
Primeiro orientador: Rodrigues, Clesnan Mendes
Primeiro membro da banca: Silveira, Sebastião Elias da
Segundo membro da banca: Silvério, Vanessa da Silva Pessoa
Resumo: A unidade de terapia intensiva (UTI) requer uma equipe especializada e com recursos humanos adequados, inclui-se nestes a Enfermagem. Para uma mensuração adequada à carga de trabalho dos profissionais de Enfermagem das UTIs brasileiras têm-se utilizado o Nursing Activites Score (NAS) com intuito de promover melhor adequação das escalas de trabalho. A sobrecarga de trabalho pode aumentar a incidência de eventos adversos, dentre eles, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Objetivo: Associar a carga de trabalho em Enfermagem mensurada pelo NAS com as taxas IRAS em uma UTI Adulto de um hospital universitário, além de avaliar o impacto da separação das UTIs por tipo de especialização. Método: A coleta dos dados foi realizada no Hospital de Clínicas de Uberlândia – MG, Brasil, na UTI Adulto: estratificada pelas especialidades Cirúrgica, Neurológica e Clínica; englobando o cálculo do NAS médio e as taxas de IRAS mensais de cada unidade da UTI, no período de 2016 a abril de 2019. Os dados do NAS foram coletados de planilhas secundárias, sem identificação do paciente, e as taxas de IRAS foram coletadas de informativos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Esses dados são de caráter administrativo e público. Resultados: O NAS médio foi diferente para cada unidade sendo a Neurológica com a maior média. Em relação às IRAS a Neurológica apresentou maior incidência de IRAS e pacientes com IRAS. A pneumonia associada à ventilação mecânica foi maior na Cirúrgica e Neurológica. A infecção de corrente sanguínea e do trato urinário foi maior na Clínica. Houve correlação positiva para NAS e PAV na Clínica e com infecção do trato urinário na Cirúrgica. Na neurológica houve correlação negativa com taxa de IRAS e taxa de pacientes com IRAS, isto é, aumento da carga de trabalho reduz as infecções. Conclusão: O NAS médio observado por nós foi inferior quando comparado a outras UTIs e as variações podem estar associadas quanto ao tipo de hospital e perfil clínico dos pacientes. Foi possível observar que cada unidade tem sua particularidade quanto à incidência das IRAS e quanto à associação entre NAS e as taxas, reforçando a necessidade da estratificação e associação dos indicadores por unidade.
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Carga de trabalho
Enfermagem
Unidade de terapia intensiva de adulto
Nursing activities score
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Gabriela Rodrigues dos. O nursing activities score e sua associação com as infecções relacionadas à assistência à saúde em uma unidade de terapia intensiva adulto. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29317
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NursingActivitiesScore.pdf760.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons