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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1472-6449
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Grupo Escolar Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: sua historicidade e o contexto econômico e social de Ituiutaba em sua implantação
Título (s) alternativo (s): School Group Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: its historicity and the Ituiutaba's economic and social context in its implementation
Autor: Baduy, Marina
Primer orientador: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Primer miembro de la banca: Gatti, Giseli Cristina do Vale
Segundo miembro de la banca: Araújo, José Carlos Souza
Resumen: A presente pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculada à área de História e Historiografia da educação, tem como objetivo geral compreender como ocorreu a gênese do segundo grupo escolar de Ituiutaba, em meio às relações contraditórias entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento educacional. A problemática do estudo se insere nas seguintes questões: por que um município de pujança econômica teve população analfabeta elevada? Por que a demora em criar mais escolas? Que implicações e correlações haveria entre economia e escolarização? O analfabetismo seria resultado da falta de (representa)ação política em favor da população? A pesquisa almejou delinear as circunstâncias da difusão do grupo escolar em relação ao contexto econômico, social e político (financiamento, analfabetismo e poder público), de modo a recompor circunstâncias de criação e funcionamento, identificar características da escola pública e da demanda educacional em Ituiutaba e reconhecer a interface do público com privado no grupo escolar. O estudo foi feito como pesquisa bibliográfica e documental no campo da história da educação (linha de pesquisa de “história e historiografia da educação”), teve como recorte o período 1947–61 e adotou o método materialismo histórico dialético. As fontes incluíram documentos impressos (leis, dados estatísticos, jornais, revistas), fotografias e relatos orais. As fontes foram lidas segundo estas categorias de análise, a partir de Buffa e Nosella (2013): financiamento, público/privado e cotidiano escolar. Documentos da gestão estadual, municipal e escolar (orientações, diretrizes, determinações...), leis e afins, dados estatísticos, fotografias, jornais e revistas, comunicação oficial, cartas, materiais didáticos, materiais de alunos e de professores, livros de atas, reuniões de professores e matrículas, boletins escolares, entrevistas com ex-funcionários do grupo escolar... tudo foi considerado como passível se tornar fonte histórica para desenvolver este estudo. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Souza (1998; 2008), Saviani (2007), Vidal (2006), Schelbauer (1998), Veiga (2007), Vidal (2006), Araujo (2006; 2012) dente outros, formaram a base histórico-conceitual e teórica da pesquisa. Os resultados apontam uma escola criada sem ter prédio próprio e financiamento inadequado, de modo que coube à caixa escolar sustentar a frequência escolar de alunos que não podiam arcar com custos mínimos da escolarização. Mesmo funcionando de forma improvisada e precária, ajudou a desenvolver a educação em Ituiutaba a ponto de se projetar como escolar importante. Um elemento de destaque foram as práticas pedagógicas. Professores e alunos se esmeraram para superar os entraves, incluindo a fundação de um jornal interno em que puderam explorar conteúdos disciplinares como a composição de textos e os estudos de história do Brasil.
Abstract: This study was carried out within the post graduation program in education at Federal University of Uberlândia in the area of history and historiography of education. Its overall aim was to understand how the public school in Ituiutaba (MG) developed amid contradictory relations between economic development and education development. Its starting point is the following questions: why did a municipality of economic strength had high levels of illiteracy? Why does it take so long to create more public schools? What implications and correlations would there be between economics and schooling? Would illiteracy be the result of the lack of political action in favor of the population? The research outlined circumstances of the dissemination of the public school in relation to the economic, social and political context (financing, illiteracy and politics) in order to recompose circumstances of creation and functioning, to identify characteristics of the public school and the educational demand and to recognize the interface of the public with private in the public school. The research was based on bibliographic and documental sources from the 1947–61 period and followed the dialectical historical materialism method. Sources included written documents (laws, statistical data, newspapers, and magazines), photographs and oral accounts. Sources were read according to these categories of analysis based on Buffa and Nosella (2013): funding, public/private and daily school. Documents from state, municipal and school management (guidelines, determinations...), laws and the like, statistical data, photographs, newspapers and magazines, official communication, letters, teaching materials, student and teacher materials, minutes books, teacher meetings and enrollments, school grades, interviews with former public school employees... everything was considered as likely to become a historical source to develop this study. The theoretical framework was mainly based on Souza (1998; 2008), Saviani (2007), Vidal (2006), Schelbauer (1998), Veiga (2007), Vidal (2006), Araujo (2006; 2012). Results indicate a school created without its own building and inadequate funding, so that it was up to the school management to support attendance of students who could not afford schooling minimum costs. Even working in an improvised and precarious way, it helped develop education in Ituiutaba to the point of projecting itself as an important school. A prominent element was pedagogical practices. Teachers and students took a hard time to overcome obstacles by founding an internal newspaper in which they were able to explore subjects’ content such as textual composition and studies on Brazilian history.
Palabras clave: Grupo Escolar
Financiamento
Público/Privado
Práticas Pedagógicas
Jornal Escolar
Instituições Escolares
Public school
Financing
Public/Private
Pedagogical practices
School newspaper
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BADUY, Marina. Grupo Escolar Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: sua historicidade e o contexto econômico e social de Ituiutaba em sua implantação. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3622.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3622
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29313
Fecha de defensa: 13-mar-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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