Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29310
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O dualismo do ensino médio no Brasil: Análise dos decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/04
Título(s) alternativo(s): The dualism of high school in Brazil: Analysis of Decrees No. 2,208 / 97 and No. 5,154 / 04
Autor(es): Medeiros, Flávia de Jesus
Primeiro orientador: Lima, Antônio Bosco de
Primeiro membro da banca: França, Robson Luiz de
Segundo membro da banca: Carvalho, Luciana Beatriz de Olibeira Bar de
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida sob a temática do Ensino Médio público, considerando especificamente a existência de um dualismo nesta etapa de ensino, que diz respeito ao seu formato propedêutico, em oposição ao ensino oferecido para a classe proletária, a saber, o ensino profissionalizante. Considerando tratar-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a mesma foi organizada em duas partes, sendo a primeira associada à revisão de fontes secundárias buscando embasamento teórico que trata dessa temática e a segunda parte associada aos documentos legais com o objetivo de compreender tal característica aqui atribuída ao Ensino Médio, ou seja, de um ensino dualista. Utilizamos como suporte para análise, os decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/04, assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 de modo a verificar as alterações e mudanças ocorridas no âmbito legal. Assim, a investigação e análise desta pesquisa são partes de um estudo de realização pessoal e profissional e, portanto, as hipóteses sobre a realidade da escola e o seu feito enquanto instituição formadora passa a fazer jus ao seu agora compreendido papel de não atuar como transformadora, mas sim ao que tudo indicou, como produtora e reprodutora da estrutura social de classes, a ler-se: parte subordinada e em função da classe dominante.
Abstract: This dissertation was developed under the theme of public High School, specifically considering the existence of a dualism in this stage of education, which concerns its propaedeutic format, as opposed to the teaching offered to the proletarian class, namely vocational education. Considering that it is a bibliographic research, it was organized in two parts. The first is associated with the review of secondary sources seeking theoretical basis that deals with this theme. The second part is associated with legal documents in order to understand this feature which is attributed here to the High School, that is, a dualistic teaching. We used as support for the analysis the decrees nº 2.208 / 97 and nº 5.154 / 04, as well as the Law of Guidelines and Bases of the National Education (LDB) nº 9.394 / 96 in order to verify the alterations and changes occurred in the legal scope. Thus, the investigation and analysis of this research are part of a study of personal and professional achievement, therefore, the hypotheses about the reality of the school and its achievement as a training institution live up to its understood role of not acting as a transformative one, but rather as producer and reproducer of the social structure of classes, to read: subordinate part based on the ruling class.
Palavras-chave: Escola pública
Ensino médio
Dualismo
Educação
Public school
High school
Dualism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: MEDEIROS, Flávia de Jesus. O dualismo do ensino médio no Brasil: análise dos decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/04. 2019. 66 f . Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2523
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2523
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29310
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DualismoEnsinoMedio.pdfDissertação1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons