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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Contribuições do jogo para a criança com TEA: Um estudo a partir da perspectiva pedagógica de Reuven Feuerstein
Título (s) alternativo (s): Game contributions for children with ASD: A study from the pedagogical perspective of Reuven Feuerstein
Autor: Rufino, Keila Aparecida Duarte
Primer orientador: Santos, Vanessa Matos dos
Primer miembro de la banca: Paravidini, João Luiz Leitão
Segundo miembro de la banca: Nogueira, Kenedy Lopes
Resumen: O autismo é considerado uma das categorias de transtorno invasivo do desenvolvimento na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A pessoa com esse transtorno pode apresentar um conjunto de individualidades, mas de maneira geral é possível observar a maior prevalência de atraso (ou mesmo de não aparecimento) da comunicação verbal, dificuldade na interação social, restrições de interesses e movimentos restritos e repetitivos. Estima-se que, no Brasil, dois milhões de pessoas tenham o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A escola, como sendo um dos locais que possibilita a convivência social e a aprendizagem, tem recebido e formado gerações de pessoas e, nos últimos tempos, a entrada de crianças diagnosticadas com TEA tem aumentado. A constatação dessa situação se apresenta como um fato que necessita de apoio e pesquisa com materiais e ideias inovadoras que tenham condições de ir ao encontro da colaboração na educação das crianças com autismo. Diante de tal contexto, o foco do trabalho se voltou para criação de um GDD – Game Design Document de um jogo digital como estratégia pedagógica direcionada ao trabalho como crianças com TEA. Contudo, durante o processo de pesquisa verificou-se a importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Desse modo a utilização da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) de Feuerstein fundamentou as experiências realizadas com as crianças entre 4 e 5 anos com autismo de uma escola de educação infantil da rede municipal de Uberlândia. A utilização do jogo digital, denominado Adivinha, amparado em uma mediação estruturada possibilitou situações nas quais puderam ser observadas evidências de desenvolvimento de habilidades comportamentais novas nos alunos. Para além disso, e sobretudo resgatando o compromisso social da universidade pública para com a disseminação de conhecimento científico, Adivinha pode ser acessado gratuitamente por meio do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.UniversidadeFederaldeUberlndia.Adivinha
Abstract: Autism is one of the categories of invasive developmental disorder at International Classification of Diseases CID-10. The person with this disorder may present a very heterogeneous set of individualities, in general the delay (or even the non-appearance) of verbal communication, difficulty in social interaction, restrictions of interests and restricted and repetitive movements. It is estimated that in Brazil, two million people have Autism Spectrum Disorder (ASD). The school, as one of the places that allows social coexistence and learning, has received and formed generations of people and, in recent times, the entrance of children diagnosed with ASD has increased. The realization of this situation is presented as a fact that needs support and research with innovative materials and ideas that are able to meet collaboration in the education of children with autism. Faced with such a context, the focus of the work turned to the creation of a GDD - Game Design Document of a digital game as a pedagogical strategy directed to work with children with ASD. However, during the research process, the importance of teacher mediation for the cognitive development of children with autism was verified. Thus, the use of Feuerstein's Mediated Learning Experience (MLE) was the basis for the experiences carried out with children between 4 and 5 years old with autism at a child education school in the municipal network of Uberlândia. The use of the digital game, called Adivinha, supported by structured mediation, enabled situations in which evidence of the development of new behavioral skills in students could be observed. In addition, and above all, rescuing the public university's social commitment to the dissemination of scientific knowledge, Adivinha can be accessed for free through the link:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.UniversidadeFederaldeUberlndia.Adivinha
Palabras clave: Autismo
Atendimento Educacional Especializado
AEE
Jogos educativos
Educação especial
Experiência de Aprendizagem Mediada
EAM
Autism
Specialized Educational Attendance
SEA
Learning games
Special Education
Mediated Learning Experience
MLE
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: RUFINO, Keila Aparecida Duarte. Contribuições do jogo para a criança com TEA : Um estudo a partir da perspectiva pedagógica de Reuven Feuerstein . 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.96
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.96
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29299
Fecha de defensa: 20-feb-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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