Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29288
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9145-1514
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre a grade e a liberdade: desafios e possibilidades da educação para a ressocialização no presídio Sargento Jorge em Coromandel/MG no período 2018-2019
Alternate title (s): Between the grid and freedom: challenges and possibilities of education for resocialization in the Sargento Jorge Prison in Coromandel / MG in the period 2018-2019
Author: Araújo, Charles Magalhães de
First Advisor: Previtali, Fabiane Santana
First member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Second member of the Committee: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Summary: O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado - PPGCS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como objetivo analisar o contexto da educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – 2º endereço, localizada no interior do Presídio Sargento Jorge na cidade de Coromandel/MG no ano de 2019, abordando sentidos e significados dos professores, dos alunos privados de liberdade e dos agentes penitenciários a respeito dos desafios e das possibilidades da educação para a ressocialização. Esta pesquisa, que é de campo qualitativo, se torna relevante devido à necessidade de um olhar crítico sobre a realidade vivida no interior das unidades prisionais e também colaborar na estimulação sobre a viabilidade das propostas de trabalho existentes, visando a fomentar a elaboração de novas propostas pautadas na legislação vigente, mas que considerem a realidade concreta que passa os reeducandos matriculados na escola do presídio. Buscando um referencial teórico voltado para o materialismo histórico e dialético de Marx e de acordo com a problemática proposta neste estudo, procuramos discutir sobre as relações do trabalho e capitalismo, a gestão da miséria, a lógica do encarceramento e as bases e funcionamento da educação dentro do sistema prisional. Frente a estes aspectos, optamos por realizar a pesquisa no Presídio Sargento Jorge, localizado em Coromandel/MG, onde existe uma escola prisional na qual professores, alunos privados de liberdade e agentes penitenciários mantém relações sociais de formas diversas. Nesse sentido, na introdução são discutidos o caminho de pensamento, os procedimentos da pesquisa e a estrutura da dissertação. No primeiro capítulo foram discutidos conceitos fundamentais para a compreensão da análise propostas, os quais são trabalho e capitalismo; miséria econômica e sua gestão; o encarceramento; a ressocialização. No segundo capítulo foram discutidos os principais aspectos da educação no contexto do sistema prisional. No terceiro capítulo foi proposta a análise e discussão dos dados colhidos durante as entrevistas com os participantes no interior da unidade prisional, compreendendo as vivências e olhares frente à realidade social em que vivem, abrangendo o cárcere e a escola prisional. Por fim, os resultados possibilitaram compreender os sentidos e significados aos quais os participantes da pesquisa formulam com relação aos desafios e as possibilidades da educação dada na unidade prisional com relação à ressocialização.
Abstract: The present work is the result of a master's research in the Graduate Program in Social Sciences (PPGCS) of the Federal University of Uberlandia (UFU), with the objective of analyzing the context of education at the State School of Elementary and High School - 2nd address, located inside the Prison Sergeant Jorge, in the city of Coromandel / MG, in 2019, addressing the senses and meanings of teachers, students of private schools of liberty and prison officers for the respect of the challenges and the possibilities of education for resocialization. This research, which is a qualitative field, becomes relevant due to the need for a critical look at the reality experienced inside the prison units and also to collaborate in stimulating the viability of the existing work proposals, aiming to encourage the elaboration of new proposals based on the current legislation, but that consider the concrete reality of the re-educated students enrolled in the prison's school. Seeking a theoretical framework focused on Marx's historical and dialectical materialism and in accordance with the problematic proposed in this study, we seek to discuss the relations of labor and capitalism, the management of misery, the logic of incarceration and the bases and functioning of education within of the prison system. In view of these aspects, we opted to conduct the research at the Sergeant Jorge Prison, located in Coromandel / MG, where there is a prison school in which teachers, students deprived of liberty and prison officers maintain social relationships in different ways. In this sense, the introduction discusses the way of thinking, the research procedures and the structure of the dissertation. In the first chapter, fundamental concepts for understanding the proposed analysis were discussed, which are work and capitalism; economic misery and its management; incarceration; resocialization. In the second chapter, the main aspects of education in the context of the prison system were discussed. In the third chapter, it was proposed to analyze and discuss the data collected during the interviews with the participants inside the prison unit, understanding the experiences and views of the social reality in which they live, including the prison and the prison school. Finally, the results made it possible to understand the senses and meanings that the research participants formulate in relation to the challenges and possibilities of education given in the prison unit with respect to re-socialization.
Keywords: Educação prisional
Sistema Prisional
Gestão de Miséria
Ressocialização
Encarceramento
Prison Education
Prison System
Misery Management
Resocialization
Incarceration
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: ARAÚJO, Charles Magalhães de. Entre a grade e a liberdade: desafios e possibilidades da educação para a ressocialização no Presídio Sargento Jorge em Coromandel/MG no período 2018-2019. 2020.134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.345.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.345
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29288
Date of defense: 4-Mar-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreGradeLiberdade.pdf5.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.