Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29207
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8098-2013
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Saberes de professores sobre a práxis pedagógica de Matemática nos anos iniciais
Título (s) alternativo (s): Teachers' knowledge of mathematical pedagogical praxis in the early years
Autor: Oliveira, Gracielle Aparecida Mendonça de
Primer orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primer miembro de la banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Segundo miembro de la banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Resumen: Esta pesquisa de cunho qualitativo foi realizada com a participação de um grupo de quinze professores que ensinam Matemática, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede pública na cidade de Uberlândia – Minas Gerais. As ações e reflexões deste estudo foram conduzidas pela seguinte questão problematizadora: Como os saberes de professores que ensinam Matemática contribuem (ou não) com o desempenho de seus alunos? Buscando responder a essa indagação, tivemos como objetivo principal investigar, identificar e analisar os saberes de professores que ensinam Matemática, sua relação com a práxis pedagógica e como contribuem (e se contribuem) com o desempenho escolar de seus alunos. Pela impossibilidade de abarcar o maior número de escolas possíveis localizadas no município de Uberlândia, analisamos o resultado do IDEB, no ano de 2017, identificamos as escolas que obtiveram as maiores notas neste índice e optamos por investigar uma delas. O material de análise foi constituído por entrevistas e sessão reflexiva. Os aspectos observados e os materiais produzidos foram de grande valia na construção e compreensão da relação dos saberes docentes com suas respectivas práxis pedagógica, na contribuição do desempenho escolar dos alunos. A análise dos dados foi elaborada elencando duas categorias: Compreensão do ensino da Matemática e Práxis pedagógica no ensino da Matemática. Pelas análises realizadas, podemos obter como resultados a compreensão que os saberes de professores que ensinam Matemática mediante a organização do ensino dessa disciplina, o desenvolvimento de práxis pedagógicas dotadas de intencionalidades e a realização de atividades em grupos de alunos podem contribuir com a apropriação dos conhecimentos matemáticos pelos envolvidos no processo de ensino da Matemática, imbuídos de reflexões e ações mediadoras que contribuem significativamente com o desempenho escolar dos alunos. Portanto, fica assim explícito, que as relações sociais desenvolvidas pelos professores são de suma importância no desenvolvimento do ensino da Matemática, pois ao serem organizadas a partir de uma práxis pedagógica com intencionalidades, motivadas pelo o que o professor realiza e propõe aos seus alunos, contribui de forma significativa no processo de ensino da Matemática e, consequentemente, no desempenho escolar dos alunos.
Abstract: This qualitative research was carried out with the participation of a group of fifteen teachers who teach Mathematics, from the 2nd to the 5th year of elementary school, in a public school in the city of Uberlândia - Minas Gerais. The actions and reflections of this study were conducted by the following problematic question: How do the knowledge of teachers who teach mathematics contribute (or not) to the performance of their students? Seeking to answer this question, we had as main objective to investigate, identify and analyze the knowledge of teachers who teach Mathematics, their relationship with the pedagogical praxis and how they contribute (and if they contribute) with the academic performance of their students. Due to the impossibility of covering the largest number of possible schools located in the city of Uberlândia, we analyzed the result of IDEB in 201, we identified the schools that obtained the highest grades in this index and chose to investigate one of them. The analysis material consisted of interviews and a reflective session. The aspects observed and the materials produced were of great value in the construction and understanding of the relationship between teaching knowledge and their respective pedagogical praxis, in the contribution of students' school performance. Data analysis was carried out listing two categories: Understanding the teaching of mathematics and pedagogical praxis in the teaching of mathematics. By the analysis carried out, it we can obtain as results the understanding that the knowledge of teachers who teach mathematics through the organization of teaching in this subject, the development of pedagogical praxis endowed with intentionalities and the performance of activities in groups of students can contribute to the appropriation of mathematical knowledge by those involved in the mathematics teaching process, imbued with reflections and mediating actions that significantly contribute to students' academic performance. Therefore, it is clear, that the social relationships developed by teachers are of paramount importance in the development of mathematics teaching, because when they are organized from a pedagogical práxis with intentions, motivated by what the teacher accomplishes and proposes to his students, contributes significantly to the mathematics teaching process and consequently to students' scholl performance.
Palabras clave: Saberes de professores
Desempenho escolar dos estudantes
Ensino da Matemática
Práxis Pedagógica
Teachers' knowledge
Students' academic performance
Mathematics teaching
Pedagogical Praxis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Gracielle Aparecida Mendonça de. Saberes de professores sobre a práxis pedagógica de Matemática nos anos iniciais. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3618
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3618
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29207
Fecha de defensa: 18-feb-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SaberesProfessoresSobre.pdf3.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.