Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29156
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Indicadores ambientais na comunicação de organizações hospitalares
Autor: Bueno, Juliana Maria Alves
Primer orientador: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Resumen: No contexto da sustentabilidade, o funcionamento das empresas se torna mais complexo a cada dia. A sociedade demanda cada vez mais das empresas uma atitude responsável e transparente. Os hospitais, como prestadores de serviços de saúde, devem seguir a legislação no que diz respeito a fatores ambientais. Como outros tipos de organizações, os hospitais também buscam formas de comunicação com stakeholders a respeito de informações da organização e de sustentabilidade. Este trabalho tem como principal tema a comunicação e transparência de indicadores de sustentabilidade em hospitais de grande porte da região Sudeste do Brasil, com foco nos indicadores ambientais, com objetivo de identificar a ênfase da questão ambiental em relatórios de sustentabilidade. A identificação dos hospitais gerais de grande porte das três maiores cidades em população de cada estado da região Sudeste, foi realizada utilizando o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A identificação das formas de abordagem e diversidade de evidenciação da questão ambiental nestes hospitais, foi realizada por meio da consulta nos websites de cada hospital. Finalmente, a identificação da ênfase da questão ambiental quando comparada com as questões econômicas e sociais em organizações hospitalares que adotam o modelo de relato de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). Com resultados destas pesquisas, foi possível avaliar o nível de adoção das diretrizes GRI para relato de sustentabilidade das organizações hospitalares no Sudeste, possibilitando analisar dentro de cada relatório a ênfase e o valor dado aos indicadores ambientais e à questão ambiental. Para isto, foram pesquisados 149 hospitais gerais de grande porte na região Sudeste, sendo que 119 não possuíam relatórios em seus websites. Treze dos hospitais pesquisados, possuía relatórios sem conter informações com indicadores ambientais, e cinco com indicadores ambientais. Somente 12 hospitais possuíam Relatórios de Sustentabilidade com base nas diretrizes Global Reporting Initiative (GRI).
Palabras clave: Relatório de sustentabilidade
Organizações hospitalares
Comunicação
Global reporting initiative
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BUENO, Juliana Maria Alves. Indicadores ambientais na comunicação de organizações hospitalares. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29156
Fecha de defensa: ago-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IndicadoresAmbientaisComunicação.pdfTCC-PDF/A1.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.