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dc.creatorSilva, Maria Vieira-
dc.date.accessioned2020-03-31T13:13:34Z-
dc.date.available2020-03-31T13:13:34Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Vieira. Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador. 1995. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.14pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29085-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the formation of the educator and his performance, as well as on the possibilities of building a management that denies the despotic, hierarchical and bureaucratic relationships of the organization of school work. For that, we resort to Marxian studies to understand the historicity and contradiction of labor relations, showing that even under alienating labor relations it is possible to produce mechanisms that contribute to overcoming them. In this context, we discuss the process of proletarianization of education professionals as well as their manifestations of resistance to the logic of capital. In seeking to understand this contradictory character intrinsic to labor relations, we analyze the historicity of the Man-Nature-Work relationship - a relationship that determines the identity of Man as a historical subject - and the mechanisms created by capitalist society to mediate the capital-work relationship. To this end, we studied some management theories that were consolidated in the post-Industrial Revolution phase, the new perspectives that take effect in the neo-liberal context and their influences in the educational field. In the second moment, we highlight the forms of mediation for the transformation of the work relationships found by the workers, focusing primarily on the movement of educators in the 1980s. Such movement caused unmistakably revolutionary changes in the educational scope, brought together educators, promoted curricular restructuring on the formation of the educator and pointed out new perspectives of school management. In this direction, we seek to analyze the repercussions of this movement of educators in the school management process and of the new alternatives for the training of education professionals, even under the determinations of capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.titleTrabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educadorpt_BR
dc.title.alternativeTeaching work and school management: training, deformation and transformation of the educatorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Ildefonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6&tokenCaptchar=03AERD8XosbGDNbyT0U9GUokwR_ExdG996qvttGJ_Vvi0aC2q84ELS_qviUf5_LR_ieaYqmjY_I7DBisJFrHPtwwCEzRN63Enxf_wEomo16Miy6BidATdaXP67EF-TJQj282Fi8t044wKz-ZKFqGp0-QvWKBik2ohbL4MFAdWe7VoPK7bkm7AcS3B8k8GcQnQNh7ux8EBSx4chUS2F1TxM-jeEiETt76jSbeEh4PeeFYq8y-qHUgO6o4Ignt3FTD3Oq4XiD8HMiEcTCS3Z2UfNhckvy2s-uqoaBtFlRepxkkkJG6OdC3W0BsLVbxejG8SUCdaOCx2D8bcuB2PSBKcztUeHUXJnjAHPLv7nHpTGjVdO1hkOHGZ-eh3_i67OY6Q8UABtyAJwPjlnh_bsmA9ODUQ0kL_FDJGwRApt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708497J7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva refletir sobre a formação do educador e sua atuação, assim como sobre as possibilidades de se construir uma gestão que negue as relações despóticas, hierarquizadoras e burocratizadoras da organização do trabalho escolar. Para tanto, recorremos aos estudos marxianos para depreender a historicidade e contraditoriedade das relações de trabalho, evidenciando que mesmo sob as relações alienadoras de trabalho é possível produzir mecanismos que contribuam para sua superação. Nesse quadro, discutimos o processo de proletarização dos profissionais da educação como também suas manifestações de resistência à lógica do capital. Ao buscarmos a compreensão desse caráter contraditório intrínseco às relações de trabalho analisamos a historicidade da relação Homem-Natureza-Trabalho - relação esta que determina a identidade do Homem enquanto sujeito histórico - e os mecanismos criados pela sociedade capitalista para mediar a relação capital-trabalho. Para tanto, estudamos algumas teorias do gerenciamento que se consolidaram na fase pós- Revolução Industrial, as novas perspectivas que se efetivam no contexto neo-liberal e suas influências no campo educacional. No segundo momento evidenciamos as formas de mediação para a transformação das relações de trabalho encontradas pelos trabalhadores, enfocando prioritariamente o movimento dos educadores da década de 80. Tal movimento provocou mudanças inequivocamente revolucionárias no âmbito educacional, congregou educadores, promoveu reestruturações curriculares sobre a formação do educador e apontou novas perspectivas de gestão escolar. Nesta direção, buscamos analisar as repercussões desse movimento de educadores no processo de gestão escolar e das novas alternativas para a formação do profissional da educação, ainda que sob as determinações do capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration155pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.14pt_BR
dc.orcid.putcode81753287-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
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