Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29067
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8305-7189
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Se não fosse essa escola aqui da Martinésia, eu acho que eu seria um analfabeto até hoje: representações sobre as escolas combinadas de Martinésia, 1962 a 1985 (Distrito de Martinésia, Uberlândia - MG)
Alternate title (s): If it weren't for this school here in Martinésia, I think I would be illiterate even today: representations about the combined schools of Martinésia, 1962 to 1985 (Martinésia District, Uberlândia - MG)
Author: Morais, Luciano Eurípedes
First Advisor: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
First member of the Committee: Barros, Josemir Almeida
Second member of the Committee: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Summary: Esta pesquisa se insere no campo da História da Educação, fundamentada sob a perspectiva da História Cultural e tem como tema a história das Escolas Combinadas de Martinésia, no distrito de Martinésia, Uberlândia – MG, no período de 1962 a 1985. Os objetivos desta pesquisa foram: investigar as práticas educativas desenvolvidas na instituição de ensino, procurando observar de que forma elas foram significadas pelos indivíduos contemplados, especialmente os alunos, mas também os funcionários que atuaram naquele espaço formativo no decorrer do período estudado; observar se, de alguma forma, a referida escola se constitui em instância de afirmação social, política e educacional das pessoas por ela atendidas. Nesse sentindo procuramos responder à seguinte questão: quais eram as representações produzidas pelos sujeitos acerca dos papéis educativo, social e cultural desempenhados pela instituição na região de abrangência do distrito de Martinésia no transcurso das décadas de 1960, 1970 e meados da década de 1980? A hipótese formulada foi de que tanto os agentes educativos que desempenhavam seu ofício profissional na instituição pesquisada, bem como os educandos que frequentaram o espaço no decurso temporal em que se desdobra essa proposta investigativa, construíram representações positivadas referentes ao espaço educativo no qual conviveram e, portanto, a escola foi importante para suas vidas. Os procedimentos metodológicos utilizados englobaram levantamento, seleção e leitura crítico-analítica das fontes localizadas no Arquivo Público de Uberlândia e na Escola Municipal Antonino Martins da Silva (denominação atual da escola pesquisada) e a realização de entrevistas com seis ex-alunos da escola para composição de fontes orais. Dentre as fontes consultadas no Arquivo Público de Uberlândia destacamos: jornal Correio de Uberlândia, pasta contendo registros sobre as escolas municipais rurais de Uberlândia, sobre os distritos de Uberlândia e fotografias da escola do distrito de Martinésia. A documentação consultada no acervo da Escola Municipal Antonino Martins da Silva inclui: livros de registro de matrículas, de chamada, de atas, de ponto e de resultado final de aproveitamento; termos de visita de inspeção escolar; quadro geral do estabelecimento de ensino; fichas de matrícula e diários de classe. As categorias definidas para estruturar a análise foram: memórias, representações, práticas pedagógicas e símbolos do cotidiano escolar. Os resultados que logramos demonstram que as práticas desenvolvidas na escola primária do distrito de Martinésia foram significativas e contribuíram para a composição de representações afirmativas da relevância social da instituição escolar no contexto sócio histórico em que existiu, permitindo ainda a construção e preservação de memórias que certificam a importância da escola na esfera comunitária de sua abrangência, assim como a imprescindibilidade do papel educativo e formativo que desempenhou em seu contexto de atuação.
Abstract: This research is in the field of History of Education, based on the perspective of Cultural History and has as its theme the history of “Escolas Combinadas de Martinésia” (Combined Schools of Martinésia), in the Martinésia district, Uberlândia - MG, from 1962 to 1985. The objectives of this research were: to investigate the educational practices developed in the educational institution, trying to observe how they were signified by the contemplated individuals, especially the students, but also the employees who worked in that formative space during the studied period; to observe if, to some extent, this school constitutes as an instance of social, political and educational affirmation of the people served by it. In this sense, we seek to answer the following question: what were the representations produced by the subjects about the educational, social and cultural roles played by the institution in the region of Martinésia district during the 1960s, 1970s and mid-1980s? The hypothesis formulated was that both the educational agents who performed their professional craft in the researched institution, as well as the students who attended the space in the temporal course in which this research proposal unfolded, constructed positive representations regarding the educational space in which they lived and, therefore, the school was important to their lives. The methodological procedures used encompass surveying, selection and critical-analytical reading of sources located in the Public Archive of Uberlândia and Antonino Martins da Silva Municipal School (current name of the researched school) and interviews with six former students of the school for the composition of oral sources. Among the sources consulted in the Public Archive of Uberlândia we highlight: newspaper Correio de Uberlândia, folder containing records about the rural municipal schools of Uberlândia, about the districts of Uberlândia and photographs of the school of the Martinésia district. The documentation consulted in the Antonino Martins da Silva Municipal School collection includes: enrollment, attendance, minutes, register, and final result books; school inspection visit terms; general framework of the educational establishment; registration forms and class diaries. The categories defined to structure the analysis were: memories, representations, pedagogical practices and symbols of daily school life. The results we obtained demonstrate that the practices developed in the primary school of the Martinésia district were significant and contributed to the composition of representations that reaffirm the social relevance of the school institution in the socio-historical context in which it existed, allowing the construction and preservation of memories that the importance of the school in the community of its scope, as well as the indispensability of the educative and formative role that it played in its context of action.
Keywords: História da escolarização rural
History of rural schooling
Escolas rurais
Rural schools
Memórias
Memories
Representações
Representations
Distrito de Martinésia
Martinésia District
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: MORAIS, Luciano Eurípedes. Se não fosse essa escola aqui da Martinésia, eu acho que eu seria um analfabeto até hoje:representações sobre as escolas combinadas de Martinésia, 1962 a 1985 (Distrito de Martinésia, Uberlândia - MG). 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3608
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3608
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29067
Date of defense: 3-Feb-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeNaoFosseEssa.pdf4.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons