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dc.creatorAmaral, Danilo-
dc.date.accessioned2020-03-11T19:05:58Z-
dc.date.available2020-03-11T19:05:58Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationAMARAL, Danilo. Estudo experimental de válvulas de extintores de incêndio e seus aspectos legais. 1995. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.13pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28958-
dc.description.abstractFire extinguisher are safety equipments that are present daily in the major part of our lifes, meanly in the workplace and the vehicles, where their use is obliged by law. This work presents an experimental study of a valve P1/P2 which equip the fire extinguisher of motor vehicles. An analysis about the legal aspects that involves the technical responsabilities of the project, manufactoring, assembly line, operation and maintence. The compatibility between the technology with their technical rules, the Iegislation that define responsability over products and the insurance that cover the damages, increase as a tendence of the organized society in order to improve the profissionais job related with the criation, manufactoring and distribuition of the products. This tendence goes on the direction of a major security and quality of products which threat the life and the patrimony, mainly when the product is a equpment essential to avoid and fíght fires. This experimental study report the results of the destructive tests, micro-hardness, dimensional and Chemical composition of the material which the valve is manufactored, as well as the three dimensional photoelasticity analysis to obtain the stresses in the criticai points and the factors of safety adopted. An different lay-out for the inside thread of the valve is compared whith the actual design. Finally, a particular damage valve that has fractured accidentally is also analysed to identify the causes of the failure, based on the obtained results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVálvulas de extintorespt_BR
dc.subjectFotoelasticidade tridimensionalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade de produtopt_BR
dc.subjectFire extinguisher valvept_BR
dc.subjectFire extinguisher valvept_BR
dc.subjectProduct liabilitypt_BR
dc.titleEstudo experimental de válvulas de extintores de incêndio e seus aspectos legaispt_BR
dc.title.alternativeExperimental study of valves of fire extinguishers and their legal aspectspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomide, Henner Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4609718752173134pt_BR
dc.contributor.referee1Billa, Renan-
dc.contributor.referee2Silveira, Tito Luiz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408594767683122pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoExtintores de incêndio são equipamentos de segurança que estão presentes na maior parte de nosso cotidiano, particularmente no ambiente de trabalho e nos veículos, onde a sua presença é obrigatória por lei. Este trabalho apresenta um estudo experimental da válvula P1/P2 que equipa os extintores para veículos automotores. Além disso, é feita uma análise dos aspectos legais que envolve a responsabilidade técnica sobre o projeto, a fabricação, a montagem, operação e manutenção. A compatibilidade entre a tecnologia com suas normas técnicas, a legislação que define a responsabilidade sobre produtos e o seguro que trata da reposição dos danos eventualmente ocorridos, está se delineando como uma tendência que a sociedade organizada está impondo aos profissionais envolvidos com a criação, produção e distribuição de produtos. Esta tendência é no sentido de se obter uma maior segurança e qualidade de tal forma a não colocar em risco a vida e o patrimônio, principalmente em se tratando de um produto essencial na prevenção e combate a incêndio, que é o extintor e a válvula que o equipa. Este estudo experimental abrange desde ensaios destrutivos, micro-dureza, dimensional, análise da micro-estrutura e da composição química do material com que esta válvula é fabricada, bem como uma análise fotoelástica em modelos da válvula para a determinação do estado de tensões em seus pontos críticos e os fatores de segurança adotados. Uma configuração alternativa para a rosca interna da válvula é proposta. Finalmente, é feito um estudo de caso, de um rompimento acidental de uma destas válvulas, buscando identificar suas causas e apurar as responsabilidades com base nos resultados obtidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.13pt_BR
dc.orcid.putcode81755869-
dc.crossref.doibatchid89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411-
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