Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28841
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-02-20
Título: Acompanhamento psicológico pós cirurgia bariátrica: revisão de literatura
Autor(es): Matias, Fabiana Carvalho
Primeiro orientador: Borges, Vanessa Lima
Resumo: A obesidade, considerada atualmente uma pandemia, é caracterizada como um acúmulo excessivo de gordura corporal, em extensão tal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos. Pode levar ao sofrimento emocional devido principalmente ao estigma da sua condição e ao isolamento. Sua etiologia é complexa e multifatorial, portanto, necessita de uma intervenção interdisciplinar. A cirurgia bariátrica se apresenta como a melhor opção no tratamento da obesidade severa, mas é um procedimento que requer mudanças profundas ao estilo de vida do paciente e a exigência de novos hábitos, que interferem inclusive na dinâmica familiar. Seu sucesso vai além da redução e manutenção do peso, estão interligados também aos fatores psicológicos e psicossociais que podem perpassar a adesão, a possibilidade de recorrência de episódios depressivos e o reaparecimento de quadros psiquiátricos. É frequente o aparecimento de pele excessiva após a perda massiva de peso, o que tem grande impacto na imagem corporal e no autoconceito do paciente, comprometendo, em grande medida, a qualidade de vida e o funcionamento psicológico. No entanto “intervenções psicossociais não são rotineiramente oferecidas em programas de cirurgia bariátrica”. Este estudo tem como objetivo expor sobre a cirurgia bariátrica como recurso para a obesidade severa, e como os pacientes têm sido acompanhados no pós-operatório pela psicologia. Como metodologia, trata-se de uma revisão sistemática em periódicos nacionais e internacionais, compreendidos no período de 2009 a 2019, foram utilizados 11 estudos, de modo que em seu conjunto, o material foi remetido aos objetivos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o acompanhamento psicológico regular pós-cirurgia bariátrica está associado a melhores resultados cirúrgicos, se revelando eficiente e promissor nesse contexto, mas ainda sim é negligenciado pelos centros especializados nessa cirurgia. As pesquisas parecem indicar que há uma tendência crescente de ampliar e modificar os sets tradicionais de atendimentos psicológicos aliando-os as tecnologias virtuais. Foi criado em 2014 o primeiro protocolo que orienta o trabalho psicológico no pós-operatório, porém, por se tratar de uma área recente de atuação, compreende-se a importância de buscar por um aperfeiçoamento profissional. Verifica-se a necessidade de que o tempo de atendimento psicológico ofertado possa ser ampliado e compatível com a necessidade de cada indivíduo. Concluímos que necessita-se de mais estudos que abarquem os efeitos psicológicos desencadeados pela cirurgia bariátrica, as diversas técnicas e abordagens em psicologia, bem como a busca em aperfeiçoá-las. Estamos caminhando para um melhor entendimento dessa população e que esse conhecimento possa influenciar no desenvolvimento de novas políticas públicas nesse contexto.
Palavras-chave: Obesidade
Cirurgia bariátrica
Psicologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATIAS, Fabiana Cavalho. Acompanhamento psicológico pós cirurgia bariátrica: revisão de literatura. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Residência Multiprofissional em Saúde, Hospital de Clínicas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28841
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AcompanhamentoPsicológicoPós.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.