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dc.creatorFerreira, Luciana Cabral-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:35:36Z-
dc.date.available2020-02-20T13:35:36Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciana Cabral. Estudo do desemprenho do motor Fiat Fire 1.0. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28782-
dc.description.abstractThis work presents the validation of the characteristic power curve and the characteristic torque curve for the Fiat Fire 1.0 engine, using a zero dimensional simulator. To validate the results, the characteristic power and the characteristic torque curves generated by the simulator are compared with the actual characteristic power and characteristic torque curves of this engine and relative errors between curve points are calculated to quantify how close the simulation was to reality. Firstly, a bibliographic review of spark ignition internal combustion engines (ICE) was done, starting with it’s historical evolution and it’s importance for society, and later focusing on it’s types, mode of operation and important parameters for the study and development of this type of engine. Posteriorly, it describes how the simulator works and the input data requested. Then, the simulation was performed and the results obtained in the simulation of the characteristic power and characteristic torque curves were compared with the real curves. Relative errors between the curves were calculated and then, a detailed analysis of important parameters for the construction of these curves was made, in order to understand the obtained errors. Understanding the errors from computer simulations is the key to predicting engine performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectEnginept_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectCombustionpt_BR
dc.subjectInternapt_BR
dc.subjectInternalpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.titleEstudo do desempenho do motor Fiat Fire 1.0pt_BR
dc.title.alternativePerformance study of Fiat Fire 1.0 enginept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763240T3pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4&tokenCaptchar=03AERD8XopIjPXf76k2QfhuhRIOEsIcQUF5xi6ESJBnNhWjnguODT3_d5JBCPlYFw0Iv8otqnQXPQR1g_EFJzKMpmQSJhyvnaPPzHpQrGcvR8O3PIw8qrQidNzfJ4_WjochduahvimZmMtbtzwn9tqfoPpQUUYky9a2saXV6E-AmeHUQd-v2UIxuVX2jMyjXQAd4RcPbIdafu2rq-7zT7YBDms2CvhgXh5BYy6TBWLE1jFIDnX7IK2OeD8Ic2f1oGD9fJc7yG1VP_Ho2RD3REfoKF1gsfC6CPlRfmQh1NPWRXtLRFjUIs6ng3pXW7nHyO6zLCyBsu3Hht6mVKO3PToXg7h6rqsjAA42YSJ1nTpumQw8Y0dJOLGHvkj5ljXeEkChWGTyg8yWcDFkX5Oh_cMA1DVzsCH-Vx49_a8qiHsLOBPF7kGJ6ZTfUAp8GnDltiIj62763541I5fd9tmNHzfo61Jk96KoHR9sgpt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, João Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329675Z3&tokenCaptchar=03AERD8XoALeSNjGbW8MfYmhZ5ywH7oSKUQf-KPcZvUpxWfKVnPMuJCV7l4IpLRpFtFNlnaMrex71q2-AznoAWypKRZsP8ehd8V5qlWKZADMS29w9DBLlKNpE8o3QPVE4w-3uXPpKJO8KZn0JQbBVwfOIzTZwwLyeFwLgkzir_dpJbYd2T7lmLUD-qxvwnmx3JuIGr_PQa2SD0TMfn2Pjf3UFvzxrpTR8em9XbC0XHyhif7goUwzasLMqILeUWTB9_pC7z_M6imXF9x_QJ6L58_W_fh4mFohDkgKMhZrkQwThSQ1GTqLvTzYj-KVUOnD_050Ofcp8T0nLkfCgj26WVtMxHTjbzv_3VVkycwDDFrpwshsSbWWnbzmgP9DBXL-rHBOhc15ntBfaZUaps3kqLMl2XNiZgDS3RugeNXEObJCi5IvyEJ7ghd1-nS5JGvQ26ZTsf2NsysYATkmoVsfV0P5ChujD8_WGvHQpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4900871Z2pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a validação das curvas características de potência e torque para o motor Fiat Fire 1.0, utilizando um simulador zero dimensional. Para a validação dos resultados, as curvas características de potência e torque geradas pelo simulador são comparadas com as curvas características de potência e torque reais deste motor e são calculados erros relativos entre pontos das curvas, de modo a quantificar o quão próximo a simulação esta da realidade. Primeiramente é apresentada uma revisão bibliográfica sobre motores de combustão interna com ignição por centelha (ICE), iniciando em sua evolução histórica e sua importância para a sociedade. Posteriormente, focando no seus tipos, modo de funcionamento e parâmetros importantes para o estudo e desenvolvimento de motores. Em seguida, é discutido sobre o funcionamento do simulador e os dados de entrada necessários para a simulação. Na sequência, é realizada a simulação e comparado os resultados obtidos na simulação das curvas características de potência e torque com as curvas reais. Erros relativos entre as curvas foram calculados e então, é feita uma análise detalhada de parâmetros importantes para a construção dessas curvas, de modo a procurar compreender os erros obtidos. A compreensão dos erros provenientes das simulações computacionais é a chave para prever o funcionamento dos motores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode69378855-
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