Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28760
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6502-2193
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexão sobre aspectos éticos de conduta e de comportamento do contador à luz dos pressupostos teóricos da Teoria da Agência
Autor(es): Pereira, Anna Klara Faria
Primeiro orientador: Jones, Graciela Dias Coelho
Resumo: A Norma Brasileira de Contabilidade – Código de Ética Profissional do Contador, aprovada no Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, em sete de fevereiro de 2019 declara que quando não for possível para o indivíduo eliminar o conflito de interesses de uma situação, o mesmo deve agir de modo a não colocar em risco a sua independência profissional. O objetivo do presente ensaio teórico é refletir sobre os aspectos éticos de conduta e de comportamento do contador, que o conduzem a práticas fraudulentas, tomando-se por base os pressupostos teóricos da Teoria da Agência com ênfase, abordagem e aplicação voltadas para a contabilidade, para explicar o conflito existente entre o empresário e contador. Para tanto, adota-se os parâmetros do Código de Ética Profissional do Contador. Para embasar o ensaio teórico, são discutidos exemplos de casos de fraudes ocorridas nos últimos anos. Na abordagem considerada, o empresário assume o papel de “principal” com o interesse voltado para o resultado econômico da empresa e o contador assume a figura do “agente”, cuja preocupação vai além da manutenção do emprego, envolvendo questões morais, éticas e de conduta. Como resultado pode-se inferir que a Teoria da Agência tem grande potencial para explicar o conflito empresário-contador.
Palavras-chave: Teoria da Agência
Fraude
Ética
Código de Ética Profissional do Contador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Anna Klara Faria. Reflexão sobre aspectos éticos de conduta e de comportamento do contador à luz dos pressupostos teóricos da Teoria da Agência. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28760
Data de defesa: 5-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexãoAspectosÉticos.pdf426.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons