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dc.creatorPaulinich, José Vitor Teixeira-
dc.date.accessioned2020-02-11T17:17:40Z-
dc.date.available2020-02-11T17:17:40Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationPAULINICH, José Vitor Teixeira. Uma contribuição para a redução de vibrações de um motor de combustão interna rotativo do tipo Twin-Rotor Piston. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28700-
dc.description.abstractThe following work presents two methods to reduce vibration in a rotary engine described as Twin Rotor Piston (TRP). The first method consists in balancing moving parts, from topological optimizations, avoiding stresses from unbalance. The second method was a more precise choice of bearing type with the objective of adapting to stress demands and consequently reducing vibration. Commercial software was used in the section of balancing to change geometry of parts in order to converge the center of mass with center of rotation. These geometric changes were certified in a stress test in the software, and only were accounted best results. In choosing the bearings section, the available space and capacity to withstand static loads and mass were considered. One of the needle bearings chosen was 314.0% more efficient in static loading, approximately 100g lighter, and had 61.5% smaller diameter when compared to the ball bearing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectBalanceamento de massapt_BR
dc.subjectMotor rotativopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.titleUma contribuição para a redução de vibrações de um motor de combustão interna rotativo do tipo Twin-Rotor Pistonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarato, Alexandre Zuquete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624015415156921pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dois métodos para redução da vibração de um motor rotativo do tipo Twin Rotor Piston (TRP). O primeiro deles é o balanceamento mássico de peças girantes, a partir de otimizações topológicas, com o objetivo de reduzir esforços resultantes do desbalanceamento. O segundo método foi uma escolha mais precisa do tipo de rolamento com o objetivo de adequar às solicitações impostas pelos esforços e consequentemente reduzir a vibração. Para o primeiro método foram feitas análises usando um software comercial, alterando a geometria das peças com o intuito de convergir o centro de massa com o centro de giro. As alterações geométricas passaram por um teste estático de tensão e somente as que resistiam aos esforços teóricos impostos foram consideradas. Na escolha dos rolamentos foram considerados o espaço disponível e capacidade de suportar cargas estáticas. Um dos rolamentos de agulha escolhidos mostrou ser 314,0% mais eficiente quanto à carga estática e aproximadamente 100g mais leve, além de possuir diâmetro 61,5% menor, quando comparados com o de esferas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
dc.orcid.putcode68800607-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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