Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28680
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorValentim, Isadora Guimarães-
dc.date.accessioned2020-02-10T12:27:21Z-
dc.date.available2020-02-10T12:27:21Z-
dc.date.issued2019-01-13-
dc.identifier.citationVALENTIM, Isadora Guimarães.A importância das tecnologias digitais de informação e comunicação em campanhas de conscientização para a redução do desperdício de alimentos no Restaurante Universitário da UFU. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28680-
dc.description.abstractThis paper aims to verify the importance of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in awareness campaigns concerning the reduction of food waste at the University Restaurant from the Federal University of Uberlândia. At first, it was created an online campaign called “Raspei o Prato” at the social media Instagram©, in which the participants who frequented the Universitary Restaurant had to share photos of the their dishes before the meal and after it without leftovers, in order to raise awareness and encourage more people to engage the campaign. Then, it was applied a questionnaire about the perceptions that the participants had about the developed action. A total of 136 students participated in the study, being the majority females. About the DICTs, it was noted that the smartphones were the most used by the participants, then appears the computers and the less used, the television. The results indicates that a 100% of the participants considers that awareness campaigns to the reduction of food waste are important, and 99,26% believes that social media can be an effective tool for creating and disseminating this kind of campaign. Also, it was noted that the participants have a tendency to be influenced by online campaigns and a growing interest about the theme in the academic context. In conclusion, DICTs can be considered effective interventions concerning the food waste which reinforces the importance of the issue in a Food and Nutrition Unit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDesperdício de alimentospt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectUnidade de Alimentação e Nutriçãopt_BR
dc.titleA importância das tecnologias digitais de informação e comunicação em campanhas de conscientização para a redução do desperdício de alimentos no Restaurante Universitário da UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Cinthia Domingos-
dc.contributor.referee2Borges, Danielle Oliveira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi verificar a importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em campanhas de conscientização para a redução do desperdício de alimentos no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Inicialmente foi criada uma campanha na rede social Instagram© para serem publicadas fotos que mostravam o antes e depois dos pratos “raspados” e sem restos alimentares dos participantes que frequentaram o RU, buscando conscientizar e incentivar outras pessoas a aderirem ao projeto. Posteriormente, foi aplicado um questionário sobre a percepção dos participantes sobre o tema e a ação desenvolvida. Participaram do estudo 136 estudantes, sendo que a maioria era do sexo feminino. Quanto às TDICs foi observado que o celular/smartphone era o mais utilizado pelos integrantes da pesquisa, em seguida aparece o computador e com menor prevalência de uso a TV. Os resultados apontaram que 100% dos participantes consideraram que as campanhas de conscientização para redução do desperdício eram importantes e 99,26% acreditavam que as redes sociais poderiam ser ferramentas eficazes de criação e divulgação das campanhas de conscientização para diminuição do descarte de alimentos. Além disso, foi notada uma tendência dos participantes a se tornarem influenciáveis por campanhas online deste cunho e um crescente interesse sobre esse assunto no meio universitário. Conclui-se que as TDICs podem ser intervenções eficazes para conscientizar os usuários sobre o desperdício de alimentos, reforçando a relevância do assunto em uma Unidade de Alimentação e Nutrição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImportânciaTecnologiasDigitais.pdf17.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons