Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOrlando, Luna Baroni-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:13:51Z-
dc.date.available2020-02-05T13:13:51Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationORLANDO, Luna Baroni. Dinâmica entre diálogo e perguntas para o Construcionismo Social. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28618-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrucionismo socialpt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectPerguntas reflexivaspt_BR
dc.subjectNão saberpt_BR
dc.subjectSocial constructionismpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectReflective questionspt_BR
dc.subjectReflective questionspt_BR
dc.titleDinâmica entre diálogo e perguntas para o Construcionismo Socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maristela de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7170920628750200pt_BR
dc.contributor.referee1Manfrim, Ana Flávia Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1418744003967176pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Marina-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA observação do modo como as pessoas se engajam em conversas cotidianas, ora paralisando, ora colaborando, impulsionou a elaboração deste trabalho cujo objetivo é: investigar, em artigos publicados na revista Nova Perspectiva Sistêmica direcionada ao construcionismo social, de que maneira pesquisadores e psicólogos têm compreendido a composição do diálogo, destacando os recursos que podem, de forma mais interessante, combinar com conversas colaborativas. Para tal, realizamos um levantamento de todos os artigos que mencionassem, em qualquer categoria, os seguintes termos: construcionismo social, diálogo, diálogos, pergunta, perguntas. De um total de 104 artigos, excluímos 27 por repetição e 62 que não dialogavam com o objetivo deste trabalho, resultando em 15 artigos. No percurso de análise identificamos quatro guias conceituais que podem ser recursos práticos possíveis para compor conversas colaborativas, são posicionamentos que orientam maneiras de estar nessas conversas, a saber: Especialista do conteúdo e especialista do processo, Postura do não saber/ouvido generoso, Perguntas Reflexivas e Concepção de problema. Pretendemos, com esse agrupamento, ampliar e aprofundar conhecimento sobre o que compõe um contexto de diálogo, e o que pode ser útil neste campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode68505937-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DinâmicaDiálogoPerguntas.pdf488.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.