Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28618
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Orlando, Luna Baroni | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T13:13:51Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T13:13:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | ORLANDO, Luna Baroni. Dinâmica entre diálogo e perguntas para o Construcionismo Social. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28618 | - |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo social | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Perguntas reflexivas | pt_BR |
dc.subject | Não saber | pt_BR |
dc.subject | Social constructionism | pt_BR |
dc.subject | Dialogue | pt_BR |
dc.subject | Reflective questions | pt_BR |
dc.subject | Reflective questions | pt_BR |
dc.title | Dinâmica entre diálogo e perguntas para o Construcionismo Social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maristela de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7170920628750200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Manfrim, Ana Flávia Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1418744003967176 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Marina | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A observação do modo como as pessoas se engajam em conversas cotidianas, ora paralisando, ora colaborando, impulsionou a elaboração deste trabalho cujo objetivo é: investigar, em artigos publicados na revista Nova Perspectiva Sistêmica direcionada ao construcionismo social, de que maneira pesquisadores e psicólogos têm compreendido a composição do diálogo, destacando os recursos que podem, de forma mais interessante, combinar com conversas colaborativas. Para tal, realizamos um levantamento de todos os artigos que mencionassem, em qualquer categoria, os seguintes termos: construcionismo social, diálogo, diálogos, pergunta, perguntas. De um total de 104 artigos, excluímos 27 por repetição e 62 que não dialogavam com o objetivo deste trabalho, resultando em 15 artigos. No percurso de análise identificamos quatro guias conceituais que podem ser recursos práticos possíveis para compor conversas colaborativas, são posicionamentos que orientam maneiras de estar nessas conversas, a saber: Especialista do conteúdo e especialista do processo, Postura do não saber/ouvido generoso, Perguntas Reflexivas e Concepção de problema. Pretendemos, com esse agrupamento, ampliar e aprofundar conhecimento sobre o que compõe um contexto de diálogo, e o que pode ser útil neste campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 68505937 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DinâmicaDiálogoPerguntas.pdf | 488.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.