Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28596
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1256-9723
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Produtora-criadora: experiências narradas da cena contemporânea ludovicense
Alternate title (s): Creator-creator: experiences narrated in the contemporary ludovicense scene
Author: Araújo, Alana Georgina Ferreira de
First Advisor: Silva, Narciso Larangeira Telles da
First member of the Committee: Carreira, André Luiz Antunes Netto
Second member of the Committee: Molina, Alexandre José
Summary: O trabalho em questão tem como objetivo central a investigação da (o) produtora (o) teatral enquanto criadora (o) no contexto do teatro de grupo em São Luís, levando em consideração a forma como os grupos organizam-se para trabalhar sua prática artística pensando os modos de produção. Tais aspectos são abordados tendo como referência as experiências de artistas que exercem a função de produtor dentro de seus grupos, pensar a particularidade dessa função é uma forma de questionar tal processo, atentando para suas implicações como meio, cujo eixo é o próprio artista. A pesquisa parti da minha prática artística com a produção teatral dentro do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho. Parte dos resultados dessa investigação aponta que os artistas se tornam produtores dos seus grupos por necessidade, pois não há recurso para pagar um profissional para tal função, apontam as dificuldades de tal ofício, mas que não deixam de exercê-la por se realizarem artisticamente nesse função.
Abstract: El trabajo en cuestión tiene como objetivo central la investigación de la (o) productora (o) teatral como creadora (o) en el contexto del teatro de grupo en São Luís, teniendo en cuenta la forma como los grupos se organizan para trabajar su práctica artística pensando en los modos de producción. Estos aspectos son abordados teniendo como referencialas experiencias de artistas que ejercen la función de productor dentro de sus grupos, pensar la particularidad de esa función es una forma de cuestionar tal proceso, atentando para sus implicaciones como medio, cuyo eje es el propio artista. La investigación partiendo de mi práctica artística con la producción teatral dentro del Núcleo de Investigaciones Teatrales Borrador. Una parte de los resultados de esta investigación apunta que los artistas se convierten en productores de sus grupos por necesidad, pues no hay recurso para pagar a un profesional para tal función, apuntan las dificultades de tal oficio, pero que no dejan de ejercerla por realizarse artísticamente en función.
Keywords: Experiência
Teatro de Grupo
Produção Teatral
Producción Teatral
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: ARAÚJO, Alana Georgina Ferreira de. Produtora-criadora: experiências narradas da cena contemporânea ludovicense. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2004.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2004
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28596
Date of defense: 28-Jun-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProdutoraCriadoraExperiencias.pdfDissertação2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons