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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos |
Título(s) alternativo(s): | Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos |
Autor(es): | Silva, Gilma Alves da |
Primeiro orientador: | Miyazaki, Leda Correia Pedro |
Resumo: | : Este estudo, foi realizado a partir de experiências na utilização de maquetes e amostras de solos, que facilitaram a compreensão do espaço geográfico por alunos portadores de baixa visão numa sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Machado de Assis. Verificou-se que os alunos compreenderam como se leem e se entendem noções de solo e ocupação do espaço e suas implicações para a ocupação do espaço desordenado, bem como conhecer um exemplo de formação vulcânica, enfim, modelos de como a maquete pode ser aproveitada na compreensão física dos conteúdos geográficos. Primeiramente questionou-se como o uso de materiais didáticos são relevantes e podem construir o conhecimento geográfico sobre os solos, relevo e ocupação do espaço geográfico na educação inclusiva? Como o uso de maquetes facilita a aquisição de conceitos de solo, relevo e ocupação do espaço geográfico por alunos com deficiência visual? Para responder a estas questões adotou-se como objetivos: compreender o contexto da educação inclusiva nas escolas públicas a partir do estudo de caso da Escola municipal machado de Assis, no sentido de entender a relação escola, professor e aluno na construção do conhecimento sobre relevo e solo. Entender como foi o processo de implantação da educação inclusiva nas escolas públicas por meio das leis que ganharam força a partir da Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 208, da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/ 96), e o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011; utilizar maquetes produzidas por discentes do curso de Geografia que ilustram formas de relevo e solos, ocupação do espaço urbano e amostras táteis de solo para que facilite a manipulação e a aquisição do conhecimento do aluno desses espaços estudados. Avaliar a importância das atividades práticas na sala recurso como veículo facilitados da aprendizagem de alunos deficientes visuais. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do enfoque qualitativo. Foi realizada pesquisa bibliográfica com estudo de campo. A aula realizada seguiu uma sequência didática de procedimentos de ensino e explicação que permitiram que os alunos através do lúdico adquirissem conhecimentos de relevo e solo. |
Abstract: | This course completion work was based on experiences in the use of models and soil samples, which facilitated the understanding of geographical space by students with low vision in a Specialized Educational Care room of Machado de Assis Municipal School. It was found that students understood how to read and understand notions of soil and space occupation and its implications for the occupation of disordered space, as well as knowing an example of volcanic formation, in short, models of how the model can be used in physical understanding of geographic contents. Firstly, it was asked how the use of teaching materials is relevant and can build geographic knowledge about soils, relief and occupation of geographical space in inclusive education? How does the use of models facilitate the acquisition of concepts of soils, relief and occupation of geographic space by students with visual impairment? To answer this question, the following objectives were adopted: to understand the context of inclusive education in public schools from the case study of Machado de Assis Municipal School, in order to understand the relationship between school, teacher and student in the construction of knowledge about relief. and solo. Understand how was the process of implementing inclusive education in public schools through the laws that gained strength from the Brazilian Constitution of 1988, in its article 208, the Salamanca Declaration (UNESCO, 1994), Law of Education Guidelines and Bases (LDBN 9394/96), and Decree No. 7,611, of November 17, 2011. Use models produced by students of the geography course that illustrate landforms and soils, urban space occupation and tactile soil samples to facilitate the manipulation and acquisition of student knowledge of these spaces studied. To evaluate the importance of practical activities in the resource room as a facilitated vehicle for learning visually impaired students. The present work was developed from the qualitative approach. A bibliographic research with field study was performed. The class followed a didactic sequence of teaching and explanation procedures that allowed students through the ludic to acquire relief and soil knowledge. |
Notas: | 75 |
Palavras-chave: | Relevo Solos Maquete Tátil Geografia Inclusão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Gilma Alves da. Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587 |
Data de defesa: | 17-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
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