Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28574
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4889-9903
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Parâmetros genéticos e seleção fenotípica em população F2 de soja oriunda de Germoplasma convencional e RR
Título(s) alternativo(s): Genetic parameters and phenotypic selection In F2 soy population from conventional and RR Germplasm
Parámetros genéticos y selección fenotípica en población de soja F2 de Germoplasma convencional y RR
Autor(es): Giaretta, Layssa Carrilho
Primeiro orientador: Nogueira, Ana Paula Oliveira
Primeiro coorientador: Carneiro, Anna Regina Tiago
Primeiro membro da banca: Marques, Fábio Serafim
Resumo: A cultura de soja tem destaque na economia brasileira devido a sua ampla variedade de usos, por exemplo, como alimento para a população humana e animal e para produção de farelos, óleos e combustíveis. Os crescentes investimentos em tecnologias de produção e programas de melhoramento, têm permitido o aumento da produtividade dessa oleaginosa, com o desenvolvimento de cultivares mais precoces, resistentes a estresses bióticos e abióticos e com maior produção de grãos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivos: estimar parâmetros genéticos para caracteres agronômicos e produção de grãos em população F2 transgênica, selecionar indivíduos superiores e estimar ganho de seleção para caracteres agronômicos e produção de grãos. O trabalho foi desenvolvido em campo, na estação experimental da Fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi realizado cruzamento biparental com as cultivares BRS 256 RR e UFUS Xavante para obtenção da população F2. Foram feitas avaliações do número de dias para maturidade (NDM), altura da planta (APM), número de nós na haste principal (NNM), número de vagens (NV) e produção de grãos (PG). Foram determinadas a variância fenotípica, genética e ambiental, herdabilidade (H²) e número de genes a partir de médias e variâncias. O caráter NDM apresentou média herdabilidade e herança poligênica, enquanto para os demais caracteres, o H² foi de baixa magnitude. Nesta população foram observados segregantes transgressivos para todos os caracteres exceto para NV. As progênies F2 se mostraram promissoras, uma vez que proporcionaram ganhos de seleção satisfatórios em relação à precocidade, altura de planta, número de vagens e produção de grãos, com ganhos de 6,09%, 6,18%, 8,66% e 24,72%, respectivamente.
Palavras-chave: Glycyne max
Herdabilidade
Ganho de seleção
Variabilidade genética
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA QUANTITATIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GIARETTA, Layssa Carrilho. Parâmetros genéticos e seleção fenotípica em população F2 de soja oriunda de Germoplasma convencional e RR. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28574
Data de defesa: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParâmetrosGenéticosSeleção.pdf689.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.