Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28501
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O corpo e a experiência como disparadores dos processos de criação
Autor(es): Claudino, Wesley César
Primeiro orientador: Bom-Tempo, Juliana Soares
Primeiro membro da banca: Bevilaqua, Fernanda Fonseca
Segundo membro da banca: Molina, Alexandre José
Terceiro membro da banca: Leal, Mara Lucia
Resumo: Na presente investigação, destaco o corpo e a experiência como disparadores dos processos de criação vivenciados por mim, tanto em dança quanto através de narrativas poéticas. Junto às minhas trajetórias como bailarino, fui vivenciando a necessidade de dar expressão ao que me afetava, o que se efetivou em escritos poéticos tecidos junto às memórias que se atualizavam nas experiências diárias presentes em um estar no mundo. Diante das duas vias de composição que ganharam expressão ao longo da experiência vivida, corporal e poética, esse trabalho se configurou enquanto um memorial de três criações que empreendi desde as primeiras relações com as artes do corpo até minhas vivências na Graduação em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, essa pesquisa também se compôs atravessada por alguns conceitos e autores que ajudaram a analisar minhas criações, fazendo funcionar as concepções de experiência, corpo, planos de composição e memória entremeados pela cartografia de três processos de criação de minha autoria: Dose Poética, Sober-vivência e ESTAR|SER. As relações entre as criações e os conceitos possibilitou-me dar expressão ao que se passou entre a escrita poética e a dança, colocou-me num emaranhado entre esses modos de expressividade, passando ora pela escrita, ora pelo movimento, ora pelo papel, ora pelo chão.
Abstract: In this research, I propose an emphasis on the themes of body and experience as triggers of the creation processes I have experienced, in dance as well as through poetical narratives. Together with my trajectory as a dancer, I felt the need to give shape for what affected me, what has taken place in my poetical writings, composed from the revived memories of my being in the world. Faced with the two paths of composition, bodily and poetical, this work was set up as a memorial of three creations that I undertook from the first relations with the arts of the body until my experiences in Graduation in Dance by the Universidade Federal de Uberlândia. Apart from, my research was also influenced by some concepts and authors that helped me analyse my creations, as well as make work the concepts of experience, body, plans of composition and memories, interspersed with the cartography of three of my creative processes: Dose Poética, Sober-vivência and ESTAR|SER. The close relations between the creative processes and the concepts enabled me to give expression to what took place between poetical writing and dance, entangling me within these modes of expression, at times via writing, at times via movement, at times via paper, at times via floor.
Notas: Estarei colocando a defesa do TCC - O corpo e a Experiência como Disparadores dos Processos de Criação, em anexo na seção de upload, bem como todos os arquivos referentes ao trabalho prático titulado ESTAR/SER que está imbricado junto ao TCC.
Palavras-chave: Afetos
Criação
Memória
Corpo
Experiência
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CLAUDINO, Wesley César. O corpo e a experiência como disparadores dos processos de criação. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28501
Data de defesa: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:TCC - Dança



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons