Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28491
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4547-0917 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise experimental do escoamento ao redor de um modelo simplificado de trem de pouso de nariz |
Alternate title (s): | Experimental measurements on the flow over a simplified nose landing gear |
Author: | Santos, Denner Sávio |
First Advisor: | Almeida, Odenir de |
First member of the Committee: | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de |
Second member of the Committee: | Finzi Neto, Roberto Mendes |
Summary: | Este trabalho teve como principal propósito analisar o escoamento de ar ao redor do trem de pouso de nariz, de forma experimental, para melhor compreender e determinar suas características aerodinâmicas. A configuração típica de uma aeronave Airbus A320 foi selecionada como referência e um modelo simplificado de trem de pouso de nariz foi usado como base. O trem de pouso de nariz foi completamente modelado usando o CATIAV5R19® aplicando-se uma escala 1/6 devido às dimensões do túnel de vento. O modelo foi construído utilizando uma impressora 3D e testado no túnel de vento de baixa velocidade com número de Reynolds em torno de 5 × 10^5 , do Centro de Pesquisa em Aerodinâmica Experimental (CPAERO), localizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A ênfase neste experimento foi visualizar a distribuição de pressão sobre a roda do trem de pouso, além de avaliar o coeficiente de arrasto. Os dados do experimento foram coletados através de anemometria, sensoriamento de pressão, balança aerodinâmica e de técnicas de visualização. Os perfis de velocidade foram adquiridos a partir desses dados, que podem ser usados como referência para uma validação inicial de análise numérica. A visualização do escoamento permitiu identificar regiões de recirculação e o ponto de descolamento da camada limite sobre o trem de pouso. |
Abstract: | The main purpose of this work was to analyze the air flow around a nose landing gear, experimentally, to better understand and determine its aerodynamic characteristics. The typical configuration of an Airbus A320 aircraft was selected as a reference and a simplified nose landing gear model was used as a baseline. The nose landing gear was completely modeled using CATIAV5R19® and a 1/6 scale was applied due to the size of the wind tunnel. The model was built using a 3D printer and tested in the low-speed wind tunnel with Reynolds number around 5 × 10^5, from the Experimental Aerodynamics Research Center (CPAERO), located at the Federal University of Uberlândia (UFU). The emphasis in this experiment was to visualize the pressure distribution on the landing gear wheel and to evaluate the drag coefficient. Experimental data were collected through anemometry, pressure transducer, aerodynamic balance and visualization techniques. The velocity profiles were acquired from these data, which can be used as reference for an initial validation of numerical analysis. Flow visualization made it possible to identify recirculation regions and the point of detachment of the boundary layer over the nose landing gear. |
Keywords: | Análise experimental Experimental analysis Aerodinâmica Aerodynamics Trem de pouso de nariz Nose landing gear Túnel de vento Wind tunnel Coeficiente de arrasto Drag coefficient |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SANTOS, Denner Sávio. Análise experimental do escoamento ao redor de um modelo simplificado de trem de pouso de nariz. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28491 |
Date of defense: | 13-Dec-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnáliseExperimentalEscoamento.pdf | Tese | 3.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.