Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28466
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Variação morfológica de domácias em Tococa guianensis (Melastomataceae): investimento contra herbivoria em locais de presença e ausência das formigas obrigatórias
Autor(es): Pimenta, Thaís Barros
Primeiro orientador: Costa, Alan Nilo da
Primeiro membro da banca: Silva, Francismeire Jane Telles da
Segundo membro da banca: Neves, Alessandra Bartimachi
Resumo: A planta mirmecófita Tococa guianensis (Melastomataceae) tem ampla distribuição na América do Sul, sendo encontrada inclusive em áreas onde não há documentação de nenhuma das espécies de formigas que possuem relação mutualística com a mesma. Este estudo visou estudar as diferenças morfológicas que T guianensis apresenta em diferentes populações do bioma Cerrado nos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, sob o tratamento de localidades com e sem a presença da formiga obrigatória. A área foliar, volume das domácias e área do orifício das mesmas foram aferidas e, posteriormente, foi comparada a proporção volume da domácia/área da lâmina foliar entre as populações com e sem formiga. Foi observada uma relação entre as dimensões das folhas com suas domácias, e dessas com seus orifícios, mas para além disso, nas populações onde apenas formigas oportunistas foram documentadas foi observado que domácias eram proporcionalmente menores em relação à folha que as populações onde a formiga obrigatória era presente. As populações de T. guianensis do Triangulo Mineiro, locais onde se encontram as populações ausentes de formiga obrigatória, parecem investir menos recursos na produção de domácias volumosas. Conclui-se que pode ter havido nas populações ausentes de formigas obrigatórias, uma pressão que tornasse o investimento em domácias grandes um mecanismo menos efetivo contra herbivoria que outros, como dureza foliar e quantidade de tricomas.
Palavras-chave: Cerrado
Defesa biológica
Interação inseto-planta
Mirmecófitas
Savana neotropical
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PIMENTA, Thaís Barros. Variação morfológica em Tococa guianensis (Melastomataceae) : investimento contra herbivoria em locais de presença e ausência das formigas obrigatórias. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28466
Data de defesa: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VariaçãoMorfológicaTococa.pdf660.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons