Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Regina de Souza-
dc.date.accessioned2020-01-21T14:31:29Z-
dc.date.available2020-01-21T14:31:29Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Regina de Souza. Ensino de ciências: a saúde, o ambiente e as relações ciência, tecnologia e sociedade na formação cidadã. 2004. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.43pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28433-
dc.description.abstractThe construction of citizenship is possible through the development of a training process that directly involves a committed education with the competence of turning the citizén into a historical subject, be he/she individual or them group. Teaching Science for citizenship implies discussing social themes of which the students may become interested in because they happen in their daily lives. The direction of our research was based on the proposal that teaching offers necessary knowledge for the comprehension of divers social actions. This work searched to investigate the practices of Science teachers who made possible the training of the student Citizen. For such a task, we performed a case study with two second grade Science teachers from a public school in the city of Uberlândia/MG. While analyzing the classes, we focused on the work developed in STS (Science, Technology and Society), Environmental Education and Education and Health, as ways of training citizens. The study revealed that these themes were approached by the teachers through dialogue, reflection, argumentation and debates on social reality, associating them to the content of this area and emphasizing a work towards the awareness of habits that lead to a healthier life, the training of practices that promote less impact on the environment and a differentiated interpretation for the use of technological products. We perceived that these elements were significant for the construction of the idea of citizenship in this school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConstrução da cidadaniapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleEnsino de ciências: a saúde, o ambiente e as relações ciência, tecnologia e sociedade na formação cidadãpt_BR
dc.title.alternativeScience Teaching: health, environment and relations Science, Technology and Society in citizen formationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108314457214367pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331853969716902pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA construção da cidadania é viável mediante o desenvolvimento de um processo de formação que envolve diretamente uma educação comprometida com a competência de tornar o cidadão um sujeito histórico, seja individual ou coletivo. Ensinar Ciências para cidadania é trazer para o interior das discussões temas de cunho social, dos quais os alunos possam se interessar por se tratarem de assuntos que estão permeando seu cotidiano. O direcionamento de nossa pesquisa esteve pautado na proposta de ensino que oferecesse os conhecimentos necessários para a compreensão das diversas ações sociais. Este trabalho buscou investigar as práticas de professores de Ciências que possibilitassem a formação do aluno cidadão. Para tanto, realizamos um estudo de caso com duas professoras de Ciências do 2o Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Uberlândia/MG. Tal estudo ocorreu por meio da observação direta de aulas, análise de documentos escolares e entrevista semi-estruturada. Na análise das aulas, buscamos verificar a construção da cidadania no Ensino de Ciências, através dos enfoques CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Educação e Saúde, como vias à formação cidadã. A pesquisa demonstrou que estes temas foram abordados pelas professoras por meio do diálogo, da reflexão, da argumentação e das discussões sobre a realidade social, relacionando-os aos conteúdos desta área, e ressaltando um trabalho voltado para a sensibilização de hábitos que levem a uma vida mais saudável, a formação de práticas que promovam menos impactos ao ambiente e uma interpretação diferenciada para a utilização dos produtos tecnológicos. Percebemos que esses elementos foram significativos para a construção da idéia de cidadania nesta escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration189pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.43pt_BR
dc.orcid.putcode81753830-
dc.crossref.doibatchidfc5f08b7-31ff-4262-989b-109381af4fb7-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCiênciasSaúde.pdf11.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons