Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018 |
Título(s) alternativo(s): | The production of knowledge about autism and inclusion of the 8th Brazilian Special Education Congress of 2018 |
Autor(es): | Lima, Emerson Vieira |
Primeiro orientador: | Bertoni, Sônia |
Primeiro membro da banca: | Cury, Daniel Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Miranda, Rita de Cássia Fernandes |
Resumo: | Esta é uma pesquisa do tipo documental com características de análise da produção científica. O objetivo geral deste estudo foi analisar as publicações do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018, no formato de relato de experiência, que tratam sobre autismo e inclusão. Mais especificamente, identificamos os objetivos e principais resultados destes trabalhos e a partir destes dados, analisamos e elaboramos as nossas considerações finais. Parte dos resultados nos mostram que dos 9 relatos de experiências sobre autismo e inclusão, os trabalhos foram agrupados em 4 subtemas, onde verificamos que as preocupações perpassam pelos mesmos caminhos das outras deficiências, as dificuldades são as mesmas, por exemplo: considerar as necessidades individuais nos planejamentos, mas não esquecer da realidade coletiva para o processo de inclusão;há caminhos possíveis para a inclusão e escolarização do autista, para isto é importante potenciar suas habilidades acadêmicas, de vida diária, de comunicação e interação social, fazendo a mediação na perspectiva histórico cultural; realizar o diagnóstico precoce, considerar os direitos, ações coletivas, e que haja mudanças atitudinais nas famílias, ambiente educacional e social; e, para que tenham conquistas progressivas do aluno é importante a continuidade das interlocuções e formação de professores e profissional de apoio; o trabalho colaborativo teve um resultado positivo nas atividades em conjunto dos profissionais da saúde e educação favorecendo o processo de inclusão; o profissional de apoio é necessário na escola e que sua formação deve ser especializada na intervenção com o aluno autista; aponta também para considerar a importância do ensino colaborativo, considerar as necessidades no currículo da criança com TEA o ensino de comportamentos pré-requisito para outros, e o papel da formação de professores de um modo geral e por fim que incluir ainda não é fato resolvido. Considerando que num evento como este, que trabalha com as diferenças que são muitas como as outras deficiência que são no mínimo sete, pessoas com vulnerabilidade social, problemas de aprendizagem, excluídos sociais, comunidade indígena, negros dentre outros ter 10% de trabalhos em autismo pode-se considerar que houve uma certa representatividade de produção. |
Palavras-chave: | Educação especial Autismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Emerson Vieira. A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406 |
Data de defesa: | 19-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProduçãoConhecimentoAutismo.pdf | 518.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons