Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28378
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-3488-1684
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Parece mas não é: análises sobre as determinações da mercadoria pornô feminista
Autor: Brandão, Kelly Cipriano Sousa
Primer orientador: Dias, Rafaela Cyrino Peralva
Primer miembro de la banca: Betanho, Cristiane
Segundo miembro de la banca: Trópia, Patricia Vieira
Resumen: A presente pesquisa buscou pensar as determinações da mercadoria pornô feminista, centrada nas produções referentes à empresa Erika Lust, a partir da problemática posta pela relação que coloca o consumo como mediador de autonomia dos sujeitos. A superfície do pornô feminista nos apresenta um produto supostamente voltado a igualdade de gênero, partindo do pressuposto de que a pornografia convencional e massificada, seria resultado de um processo construído a partir da ótica masculina, em detrimento do prazer feminino. Contudo, sua manifestação mais aparente oculta as relações que constituem sua estrutura e dinâmica. Para investigá-las, recorreremos à Análise Crítica do Discurso a fim de desvelar aos aspectos ideológicos contidos nas condições de produção desse corpo discursivo que estabelece conexões com a representação social e a atividade produtiva. O pornô feminista reivindica a associação com o feminismo, pois afirma vender um produto ético e capaz de mediar o processo de empoderamento, transformação, autonomia e liberdade das mulheres que o consome. Consideramos como hipótese central a ideia de que tal apropriação do termo “feminismo” cerceia o caráter político e coletivo, próprio desse movimento, promovendo sua instrumentalização, para fins mercadológicos, seguindo a tendência de criação de mercados de soluções, sustentados pela ética individual no consumo. A mercadoria pornô feminista parece, à primeira vista, uma possibilidade de transformação sobre a forma como a pornografia é convencionalmente produzida, contudo, suas determinações demonstram uma estrutura sistematicamente construída por concepções mercadológicas, baseadas em estudos que compreendem todo o processo de troca.
Abstract: The present research sought to think the determinations of feminist porn, centered on productions referring to the Erika Lust company, from the problem posed by the relationship that shows consumption as a mediator of individual's capacity. The surface of feminist porn presents us with a supposedly gender-oriented product, part of the assumption that conventional and mass pornography would be a result of the process created from the male perspective, to the detriment of female pleasure. However, its most apparent manifestation hides the relations that constitutes its structure and dynamics. To research it, we resorted to Critical Discourse Analysis with the purpose of unveiling the ideological aspects contained in the conditions of production of this discursive structure that establishes connections with a social representation and a productive activity. Feminist porn claims an association with feminism because it asserts to sell an ethical product, capable of mediating the process of codification, transformation, autonomy and freedom of women who consume it. We consider as central hypothesis, that the idea of appropriating the term "feminism" surrounds the political and collective character of this movement, promoting its instrumentalization, for marketing purposes, following a tendency to create solution markets, sustained by the ethics of individual consumption. Feminist pornography seems at first glance, to be a possibility of transformation of how conventional pornography is produced, yet, its determinations demonstrate a structure systematically created by marketer conceptions used in studies that comprehend the whole exchange proccess.
Palabras clave: Feminismo
Pornografia
Mercadoria
Marketing
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BRANDÃO, Kelly Cipriano Sousa. Parece mas não é: análises sobre as determinações da mercadoria pornô feminista. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28378
Fecha de defensa: 12-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PareceMasNãoÉ.pdf1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.