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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3390-7656
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Incidência de preconceito entre estudantes do ensino fundamental na cidade de Uberlândia-MG
Autor: Melo, Mariana Luiz de
Primer orientador: Prado, Vagner Matias do
Primer miembro de la banca: Bertoni, Sônia
Segundo miembro de la banca: Costa, Raquel Almeida
Resumen: A ocorrência de preconceito em ambientes escolares afeta o aprendizado e o convívio dos estudantes e torna hostil o ambiente que deveria ser acolhedor e voltado também à formação da cidadania. Este trabalho tem por objetivo identificar a incidência do preconceito entre estudantes matriculados no nono ano do ensino fundamental de três escolas públicas das redes estadual e municipal do município de Uberlândia-MG, Brasil. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e utilizou questionário socioeconômico e questionário temático com questões abertas. Participaram do estudo 38 estudantes, de ambos os gêneros. Os resultados obtidos mostram que quase 2/3 dos participantes já presenciou preconceito dentro da escola, sendo o racismo, a gordofobia e o preconceito de cunho sexual os três tipos mais mencionados. Além disso, quase 1/3 deles admitiu ter praticado preconceito. Os espaços escolares com maior incidência de preconceito foram elencados pelos participantes como sendo o recreio, a sala de aula (mesmo com a presença do professor) e a saída da escola. Informações como essas podem ser utilizadas na promoção de decisões pedagógicas e gerenciais que visam a redução do preconceito nas escolas, criando, como consequência, melhores ambientes de aprendizado.
Abstract: The occurrence of prejudice in school environments affects the learning process and the interaction between students and makes hostile an environment that should be welcoming and also focused on the development of citizenship. This paper aims to identify the incidence of prejudice among elementary school students from three public municipal and state schools located in Uberlândia – MG, Brazil. The study was conducted using quantitative and field research that employed a socioeconomic and a thematic questionnaires. Thirty-eight students from male and female genders participated in the study. The obtained results show that almost 2/3 of the participants have witnessed prejudice inside the school, with racism, fat shaming, and sexual prejudice being the three most mentioned types. Moreover, almost 1/3 of the participants admitted having practiced prejudice. The school spaces with the highest incidence of prejudice were listed by the participants as being the playground (during the interval), the classroom (even with the presence of the teacher) and at the school door. Information such as these can be used to promote pedagogical and management decisions that aim the reduction of prejudice in schools, thus creating better learning environments.
Palabras clave: Preconceito na escola
Ensino fundamental
Prejudice at school
Elementary school
Violência
Violence
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO, Mariana Luiz de. Incidência de preconceito entre estudantes do ensino fundamental na cidade de Uberlândia- MG. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28353
Fecha de defensa: 20-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

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